(19) 3541-3885
seminario.araras@canossianos.org.br

10 ANOS DA PRESENÇA DOS CANOSSIANOS NO MARANHÃO

 

O tempo passou e já estamos no Maranhão uma década e de modo particular na cidade de Presidente Dutra vivenciando nosso carisma na Paróquia São Francisco e São José na Diocese de Grajaú. É com alegria que fazemos memória deste grande fato que foi um processo de discernimento de nossa delegação.

O processo de discernimento de uma nova fronteira era visto como um ideal presente nos religiosos que viam como uma possibilidade de vivencia missionária e também estamos com esperança na presença de um grande número de jovens na formação.

Um outro passo foi apresentar a realidade da futura missão com fotos e alguns comentários feitos pelo governo da nossa delegação e assim foi aprovado em delegação a possibilidade de ir bem longe para vivermos nosso carisma missionário e sermos Filhos da Caridade servindo aqueles que precisam da nossa presença amiga e fraterna.

A escolha da primeira comunidade e o processo de formação missionaria foi importante para sermos enviados e acolhidos pelo povo de Presidente Dutra.

Creio que os primeiros passos foram difíceis e a comunidade formada pelo Pe Jair, Pe. Paulo (na época Diácono) e Ir. Gilson souberam devagar conquistar espaço e o afeto das pessoas para construir nossa de comunidade e deixar de lado aquilo que por muito tempo viveram “desobriga” onde um frei passava e realizava todo tipo de atendimento e administração de sacramento.

O carisma é percebido na atenção marcante pela acolhida e respeito a pessoa que procura nossa paróquia, pela vida simples sem ostentação e o estar entre as pessoas sejam simples ou mais abastadas com igual tratamento. Um outro ponto a dimensão caritativa ajudando as pessoas a terem condições dignas e pelo zelo na oração nas celebrações eucarísticas, na oração comunitária e também pelo partilha da Palavra de Deus.

Como o passar do tempo foram necessárias as transferências e o povo sentiu que houve uma continuidade, sim com um estilo próprio de cada religioso, mas na vida comunitária perceberam que há algo em comum no entre nós canossianos.

Louvado seja Deus pela nossa presença em Presidente Dutra e que possamos continuar nossa história simples e humilde vivenciando nosso carisma canossiano que acolhe e integra as pessoas para serem leigos comprometidos na construção do reino de Deus.

 

Pe. Cacimiro José Köche Rosa fdcc