(19) 3541-3885
seminario.araras@canossianos.org.br


07 DE ABRIL

ABERTURA DO 14º CAPÍTULO GERAL DOS FILHOS DA CARIDADE  CANOSSIANOS

CLICA NA IMAGEM PARA SABER MAIS

Às 17 horas em ponto, conforme previsto, iniciamos a liturgia de abertura do Capítulo com uma invocação ao Espírito Santo acompanhada de chamas com os nomes das nações onde estamos presentes e de chamas dos padres falecidos. É palpável a emoção de iniciar um evento em que o Espírito Santo volta a derramar os seus dons sobre a Congregação e sobre a Igreja. A oração continua com a celebração das Vésperas.

No final da oração, o Padre Geral, P. Carlo Bittante, dá as boas-vindas oficialmente aos Padres Capitulares da: Índia, Tanzânia, Quénia, Filipinas, Timor Leste, Brasil e Itália. Em seguida, convida todos a se dirigirem à Sala Capitular para realizar os trabalhos preliminares para que o Capítulo se desenvolva adequadamente: eleição do secretário e dos escrutinadores, aprovação do programa e calendário, distribuição das primeiras tarefas. O Capítulo é soberano e o Padre Geral em exercício é o seu Presidente. A operação leva cerca de uma hora e meia.

Segue-se o jantar fraterno. Agradecemos calorosamente aos irmãos da comunidade de Poiano que nos acolhe e a todos aqueles que trabalharam até agora para que tudo estivesse pronto e em ordem. As especialidades dos vários locais de origem tornam a mesa saborosa.


08 DE ABRIL

ANUNCIAÇÃO DO SENHOR

CLICA NA IMAGEM PARA SABER MAIS

Saudações a todos. Obrigado por todos as intenções de oração e acompanhamento espiritual. Sentimos que estamos nos pensamentos e nos corações de muitos. São 23 religiosos Capitulares: 13 italianos (também missionários), 3 brasileiros, 2 timorenses (também missionários), 3 filipinos, 1 indiano, 1 tanzaniano/congolês.

Este é o XIV Capítulo Geral e acontece em Poiano, em Verona. A primeira aconteceu em 1946, em S. Giobbe, em Veneza. Na ocasião, estavam presentes 22 Capitulares.

Estamos vivendo o Capítulo em sinodalidade: fase narrativa, fase de sabedoria, fase profética. Hoje em dia a fase narrativa leva-nos a ouvir (quantas horas!) a narração da situação do Instituto (relação moral) juntamente com os aspectos econômicos. Foram 6 anos muito desafiadores para o Governo do Instituto e para todos os religiosos. Foram 6 anos de muitas graças! O compromisso destes primeiros dias consistirá na escuta e estudo aprofundado da narrativa com estudo pessoal, consideração em grupo, discussão em assembleia.

Concluímos o dia de escuta diante de Jesus Eucarístico. “Cada ação nossa tem seu início em Ti e sua realização em Ti.” Fixemos o nosso olhar nele.


09 DE ABRIL

TERCEIRO DIA

CLICA NA IMAGEM PARA SABER MAIS

Também hoje vivemos a fase narrativa. Ao longo do dia, ouvimos com atenção e interesse os relatos dos irmãos responsáveis ou referentes das diferentes áreas geográficas em que estamos presentes: Delegação do Brasil, Delegação das Filipinas-Timor Leste, da Tanzânia-Quênia e Índia.

Quanta vida e quão ricamente o carisma canossiano se exprime através dos nossos irmãos e das pessoas que estão conosco nas diversas partes do mundo!

No final do dia reunimos tudo diante de Jesus na Eucaristia e colocamos em oração todas as nossas comunidades e obras canossianas.


10 DE ABRIL

QUARTO DIA

CLICA NA IMAGEM PARA SABER MAIS

Esta manhã, conforme a previsão do tempo, o céu está coberto de nuvens e o brilho da primavera nos deixou. Contudo, a riqueza da graça de Deus que nos ilumina não nos abandona. Tudo está iluminado pelo Amor Crucificado.

Dedicamos este dia a ver a Sua Luz em todas as situações que nos são contadas, em tanto material que lemos, ouvimos, comparamos até agora: desde antes do Capítulo com o texto do Instrumentum Laboris até hoje com todos os relatórios e insights. Tivemos um bom momento de reflexão pessoal e começamos a compartilhar muitos aspectos da vida do Instituto.
Estamos no final da fase narrativa. Pedimos o dom do Espírito Santo que nos leva ao discernimento fiel ao olhar que o Pai tem sobre as nossas vidas. Nos próximos dias viveremos a fase da sabedoria.


12 DE ABRIL
NÃO ARDIA O NOSSO CORAÇÃO, QUANDO ELE NOS FALAVA


CLICA NA IMAGEM PARA SABER MAIS

Hoje a Palavra do Evangelho de Lucas guia-nos nos nossos encontros em que fala dos discípulos de Emaús (Lc 24,13-35). Parece-nos ser o ícone certo para a nossa jornada capitular e pós-capítulo. Pela manhã somos guiados pela reflexão de Ir. Grazia Papola, freira Orsoline, biblista. Seu comentário sobre o Evangelho nos deu várias idéias para o trabalho capitular. A meditação é seguida de um diálogo com toda a assembleia.
À tarde retomamos o trabalho de grupo interrompido ontem, enriquecido pelas reflexões da manhã. Os religiosos partilham e conversam espiritualmente com particular intensidade, como os discípulos de Emaús.
Acreditamos que o Senhor Jesus nos acompanha sem que o vejamos e desejamos deixar-nos guiar pelo Espírito Santo no exame das Escrituras. Na Eucaristia celebrada todas as manhãs, Jesus faz-se presente e é o ápice e a fonte do nosso encontro nestes dias.
Pedimos-lhe oração para que permitamos que surjam de dentro de nós as sugestões que o Espírito Santo nos dá para a vida do nosso querido Instituto dos Filhos da Caridade - Canossianos.


13 DE ABRIL
JESUS SE APROXIMOU E CAMINHOU COM ELES


CLICA NA IMAGEM PARA SABER MAIS

À escuta da Igreja, hoje vem ao nosso encontro o Monsenhor Erio Castellucci, Bispo de Carpi-Modena-Nonantola, Vice-Presidente da Conferência Episcopal Italiana, Presidente da Comissão Nacional do Caminho Sinodal e Consultor da Secretaria Geral do Sínodo. Ele passa conosco a manhã inteira refletindo sobre o caminho sinodal com os discípulos de Emaús e olhando para o caminho da Igreja hoje. Seguiram-se perguntas de toda a assembleia que nos ajudaram a ver o mundo e o apostolado canossiano com o olhar do Ressuscitado.
O almoço fraterno nos trouxe os cheiros e sabores da terra brasileira com o carinho e entusiasmo de seu povo.
À tarde, reunidos em assembleia, discutimos a contribuição de todos os grupos de trabalho. Vemos, passo a passo, quão grande é a riqueza que advém de nos encontrarmos de forma sinodal. Por um lado sentimos a incerteza das conclusões, mas por outro há fé na obra do Espírito Santo que progressivamente nos permite vislumbrar caminhos de reflexão, prioridades a sublinhar, caminhos a percorrer.
Pedimos ao Povo de Deus que reze ao Bom Deus por intercessão de Santa Madalena de Canossa, de Santa Giuseppina Bakhita e das Servas de Deus Ir. Fernanda Riva e Ir. Luisa Grassi. Um abraço fraterno a todos.


14 DE ABRIL
RETORNO ÀS NOSSAS ORIGENS

CLICA NA IMAGEM PARA SABER MAIS

Hoje vivemos o retorno às origens, onde tudo nasceu para nós canossianos com Santa Madalena, Ir.Giuseppe Carsana e Ir. Benedetto Belloni. Partimos em peregrinação a Veneza, à paróquia de São Jó e Bernardino. Ali começou o Oratório Canossiano.
Concelebramos a Santa Missa com a comunidade paroquial. Hoje, terceiro domingo de Páscoa, o Ressuscitado reúne-nos e derrama na sua comunidade a riqueza dos seus dons, em particular do carisma canossiano. Uma celebração participativa, intensa e alegre, seguida de uma recepção simples, onde paroquianos e religiosos se encontraram e se confraternizaram.
Pe. Guido conta então a todos os religiosos capitulares e a alguns irmãos da Addolorata a vida dos Religiosos Canossianos há 100 anos, em 1924, um momento decisivo na história do oratório de S. Giobbe.
Os voluntários de S. Jó prepararam um almoço simples, étnico mas completo. Agradecemos-lhes calorosamente. Sentimos sua irmandade.
Nós, Capitulares, voltamos então a Verona e iniciamos os exercícios espirituais com Pe. Fabrizio De Toni, sacerdote apaixonado pela sua vocação presbiteral. Assim começa o Grande Silêncio.


15 DE ABRIL
EXERCÍCIOS ESPIRITUAIS DE 14 A 19 DE ABRIL


Religiosos canossianos em discernimento