(19) 3541-3885
seminario.araras@canossianos.org.br

Durante a JMJ 2013 o Papa Francisco dirigindo-se a juventude disse: “Aqui, no Rio, farão barulho, farão certamente. Mas eu quero que se façam ouvir também, nas dioceses, quero que saiam, quero que a Igreja saia pelas estradas, quero que nos defendamos de tudo o que é mundanismo, imobilismo, nos defendamos do que é comodidade, do que é clericalismo, de tudo aquilo que é viver fechados em nós mesmos”.

Impulsionados pelo espírito generosíssimo de Jesus e contagiados pelo entusiasmo de Santa Madalena de Canossa, a juventude canossiana faz barulho; faz muito barulho nas paróquias, dioceses, nas famílias, nas escolas, nas festas, enfim, sua voz ecoa em tantos corações seja em São Paulo, Rio de Janeiro e Maranhão, seja em todos os cantos do nosso continente.

Todos os jovens que frequentam os nossos ambientes formam a Juventude Canossiana. Adolescentes e Jovens de diversas realidades acolhem em suas vidas o testemunho de Madalena e são constantemente chamados, segundo nosso carisma, a serem reflexo da caridade, a não se fecharem neles mesmos, e sempre buscarem novos horizontes, novas amizades e todos os valores necessários que possam conduzi-los a uma maturidade de fé e de vida.

Na diversidade das redes sociais (Facebook, no Whatsapp, no Instagram, etc...) nas pastorais e nos oratórios a juventude canossiana comunica a vida, curtem as virtudes de Cristo, comentam os sinais do Reino dos Céus e compartilham seus dons e talentos para que o mundo seja capaz de construir a paz, a justiça e a igualdade.

Sinais de fé, esperança e amor podemos encontrar nas várias atividades que a juventude desempenha, em suas realidades locais (grupos de jovens, recreatórios, grupos de coroinhas e acólitos, catequistas e agentes de pastorais, educadores dos oratórios, etc); e também nos encontros a nível nacional como o ECOA (Encontro Canossiano de Oratórios para Adolescentes) CEDOC (Curso de Educadores de Oratório Canossianos), Acampamentos, Retiros, ECLIPSE, Taça Canossa, etc.

A alegria canossiana contagia tantas vidas e essa alegria passa pelo coração do jovem canossiano. Venha fazer parte desta família e, como canossiano e canossiana, descobrir que junto a Deus e no coração da humanidade existe sempre um lugar além do horizonte para a juventude canossiana. Viva a juventude canossiana!