(19) 3541-3885
seminario.araras@canossianos.org.br

Somos os Filhos da Caridade, mais conhecidos como Canossianos, uma família religiosa, nascida da ação do Espirito Santo, no coração e na vida de Santa Madalena de Canossa, na Verona (Itália) do século XIX. Precisamente no dia 23 de maio, de 1831.

Madalena, ao perceber que “Jesus não é amado porque não é conhecido”, se sentiu chamada a proclamar este Amor a todos aqueles que precisavam, especialmente os pobres e pequeninos. Pensando em tantos jovens abandonados de seu tempo fundou, depois de muitas dificuldades, os Filhos da Caridade.

Nascemos aos pés da cruz, junto a Jesus Crucificado e Nossa Senhora das Dores. Da contemplação do “Monte dos amantes” nascem as virtudes necessárias para atuarmos no meio dos mais necessitados: a generosidade, a humildade, a paciência e o amor. Do Calvário provém o eterno convite do Senhor para cada religioso Canossiano: “Inspice et fac secundum exemplar” (Contemple e faça segundo o modelo).

Hoje, os Filhos da Caridade estão presentes em vários países, nos quatro continentes do globo. E buscam, através de um serviço humilde e generoso, levar Cristo a todos, promover a dignidade dos que estão à margem da sociedade, educar jovens, crianças e adultos na fé.