(19) 3541-3885
seminario.araras@canossianos.org.br

O Projeto Abraço Amigo é a versão brasileira do projeto que tem sua origem na Itália por iniciativa da Congregação dos Filhos da Caridade Canossianos, denominada "ASSOCIAZIONE MANO AMICA – CANOSSIANI”, que tem como finalidade exclusiva a solidariedade social. O objetivo do Projeto é o atendimento a pessoas em situação de vulnerabilidade econômico-social, sobretudo crianças e adolescentes, desde o nascimento até os 16 anos de idade.

A ajuda oferecida não visa o assistencialismo e sim a promoção humana de cada uma das famílias que são acompanhadas, e para isso contamos com voluntários (as), os quais são formados e capacitados para dar uma resposta concreta e sólida. Pois a caridade é o dom maior que Deus concedeu aos homens, e deve ser entendida como o amor que significa segurança, proteção, compreensão e vida plena para todos.

Quem somos?

O Projeto é constituído por voluntários (as) assessorados (as) pelos Religiosos Canossianos, e animados pela mística da contemplação a Jesus Crucificado, na perspectiva de Sta. Madalena de Canossa, a qual revela um amor humilde voltado ao serviço total e gratuito aos outros.

Serviço oferecido em vista da caridade que não busca os seus próprios interesses, por ser amor recebido e dado; o que a torna não apenas um fazer ou agir, mas um instrumento de criar consciência, apontar para o futuro, abrir perspectivas, despertar cidadania, dialogar com o diferente, questionar e abrir-se para todos.

Nossa Missão                                                                               

Assistir pessoas que estão em situação de pobreza ou miséria, através de visitas domiciliares, sendo uma presença amiga, atenciosa e disponível para escutá-los e acolhê-los em suas necessidades.

Nossa maior preocupação é com todo tipo de vulnerabilidade das crianças e adolescentes, principalmente a falta de cuidados básicos com a saúde, causados pela desnutrição e fome; a educação de um modo geral, inclusive religiosa, independente da denominação; e até situações mais complexas geradas pelo uso de entorpecentes.

Onde estamos

O Projeto Abraço Amigo existe em vários países onde estão presentes os Religiosos Canossianos: Itália, Filipinas, Índia, Tanzânia, Quênia, Timor Leste e Brasil. Aqui no Brasil atuamos nas seguintes cidades: Araras-SP (sede nacional do Projeto), Sta. Rita do Passa Quatro-SP, Nova Odessa-SP, Ribeirão Preto-SP, São João do Meriti-RJ; Piabetá (Magé)-RJ e Presidente Dutra-MA.

Quero ser um voluntário, como faço?

Para se tornar um voluntário do Projeto Abraço Amigo, entre em contato com os responsáveis em cada cidade onde existe o Projeto e agende um dia para conhecer o trabalho.

Quero ser um padrinho ou madrinha amigo (a), como faço?

Para ser um padrinho ou madrinha amigo (a) é necessário cadastrar-se no Escritório Nacional do Projeto, que fica em Araras-SP, ou procurar os responsáveis do projeto em uma das cidades onde atuamos para maiores informações. Além disso, é indispensável dispor de uma ajuda financeira mensal no valor mínimo de R$ 50,00, o qual será destinado para o grupo de crianças assistidos pelo Projeto em alguma das 7 unidades.

Ajuda Voluntária

Caso não tenha interesse em ser um padrinho ou madrinha amigo (a), você pode ajudar fazendo uma doação voluntária ao projeto, no valor que puder. Para isso não é necessário se cadastrar, basta fazer um depósito bancário em uma de nossas contas da cidade que está mais próxima a você.

ARARAS - SP

Banco Itaú

Agência: 0276 – Conta Corrente: 62182-8

STA. RITA DO PASSA QUATRO - SP

Banco Itaú

Agência: 0659– Conta Corrente: 16487-5

NOVA ODESSA - SP

Banco Itaú

Agência: 1563 – Conta Corrente: 01025-3

RIBEIRÃO PRETO - SP

Banco Itaú

Agência: 0332 – Conta Corrente: 46134-2

SÃO JOÃO DE MERITI (Agostinho Porto) – RJ

Banco Itaú

Agência: 0229 – Conta Corrente: 58601-1

PIABETÁ (MAGÉ) - RJ

Banco Itaú

Agência: 6802 – Conta Corrente: 05402-0

PRESIDENTE DUTRA - MA

Banco do Brasil

Agência: 1119-3 – Conta Corrente: 24429-5

“A Caridade é prestativa, não é invejosa, não se ostenta, não se enche de orgulho. Agora, portanto, permanecem estas três coisas: fé, esperança e caridade. A maior delas, porém, é a caridade”. (1Cor 13, 4.13)

ESCRITÓRIO NACIONAL PROJETO ABRAÇO AMIGO

Rua José Marangoni, 360 – Vila Pastorello – 13600-510 – Araras-SP – Fone: (19) 3544-4106

Home-page: www.abracoamigo.org.br

E-mail: abracoamigonacional@canossianos.org.br