(19) 3541-3885
seminario.araras@canossianos.org.br

A vida canossiana tem como fonte e inspiração a contemplação de Jesus Crucificado e Nossa Senhora ao pé da cruz. Da contemplação desse momento de extremado amor, no qual o Crucificado, no dizer de Santa Madalena de Canossa, não respira senão caridade é que nasce o nosso carisma e a nossa missão no meio dos crucificados de nossa história, especialmente os mais pobres, os jovens e pequeninos.

O anseio apostólico e missionário de Madalena – reduzir-se a pó, para anunciar o amor do Crucificado – é também o nosso anseio. “Brotada do amor crucificado, enraizada e fundada na caridade, a Congregação é chamada a viver em plenitude o amor de Cristo para fazê-lo arder e se espalhar pelo mundo afora, mas ela mesmo permanecendo na humildade e obscuridade da cruz” (Rdv 21).

Somos chamados, como Irmãos, Diáconos ou Padres a testemunhar o amor de Deus, manifestado em Jesus Cristo, através do Espírito Santo, no nosso dia-a-dia. Servindo os pobres, trabalhando com os jovens, partilhando o nosso carisma com os leigos e voluntários buscamos, na simplicidade típica do nosso Instituto, realizar o sonho missionário de Madalena: fazer Jesus Cristo conhecido e amado, nas Paróquias, nos Oratórios, nas escolas, nas Casas de retiros, no exercício da caridade.

Madalena dizia que quem não arde não incendeia. Ardendo de amor pelo Crucificado desejamos, com a força do Espírito, viver o nosso carisma nas vicissitudes da vida, servindo os mais necessitados, com alegria e serenidade, até que “Ele venha” (1Cor 11, 26), pois “nossa vocação, dom de Deus, volta assim a Ele: é glória de Deus, de Deus só” (Rdv 23).