(19) 3541-3885
seminario.araras@canossianos.org.br

A vocação canossiana é um dom de Deus radicado no Batismo. É o chamado de Deus Pai para tornarmo-nos, como Santa Madalena de Canossa, “filhos da Caridade e servos dos pobres, no amor e no serviço segundo a sabedoria da Cruz e o desígnio de salvação do Pai” (RF 13).

A vocação canossiana é graça de Deus Pai, que é acolhida e amadurecida de maneira pessoal. Dessa forma, a vocação “não é conquista, mas descoberta do dom de si” (RF 14). Tal descoberta possui um caráter progressivo, que perpassa toda a caminhada vocacional do jovem que se sente chamado a ser um religioso canossiano.

Por possuir tal caráter processual, o Serviço de Animação Vocacional – SAV – da Delegação Nossa Senhora Aparecida, tem como objetivo geral articular nos diversos serviços apostólicos e ministeriais que desenvolvemos, a criação de uma Cultura Vocacional.

Para colocar tal objetivo em prática, o SAV atua nessas áreas:

1. Identificar potenciais vocacionados e acompanhá-los, possivelmente com o engajamento dos leigos nessa missão.

2. Formação de grupos de partilha, oração e identidade claramente vocacional (Encontros Vocacionais locais).

3. Iniciação do processo de acompanhamento eclesial, psicoafetivo e de orientação carismática dos candidatos que já fizeram adesão ao itinerário.

4. Favorecimento da convivência dos candidatos na comunidade de consagrados, com os formandos (Convivência Vocacional), na Semana Vocacional, nas missões e encontros de cunho nacional e local, com os jovens e adolescentes.

5. Visita às famílias dos vocacionados, análise de sua vida eclesial/pastoral, acompanhamento de, no mínimo um ano pelo SAV, com apresentação de reais motivações para o ingresso na experiência do Aspirantado.

 

Se você tem desejo de conhecer o carisma canossiano, entre em contato conosco pelos seguintes e-mails:

Serviço de Animação Vocacional 

fdccsav@canossianos.org.br

Casa de formação de Ribeirão Preto: seminario.ribeirão@canossianos.org.br

Ou pelos telefones:

Animador vocacional: (21) 96910-3428

Ribeirão Preto: (16) 3914-1018.