(19) 3541-3885
seminario.araras@canossianos.org.br

A formação é antes de tudo uma ação de Deus Pai em nós que “nos chamou, segundo seu desígnio, a sermos conformes à imagem de seu Filho, crucificado e ressuscitado” (RdV 168). Esta iniciativa de Deus, que nos chama, porque assim nos ama – desde sempre e para sempre – é o fundamento da nossa vocação.

Como Santa Madalena de Canossa somos chamados a contemplar o Cristo Crucificado e encontrar Nele, que “humilhou-se a si mesmo, tornando-se obediente até à morte, e morte de cruz” (Fil 2, 8), o modelo de uma resposta total ao chamado de Deus Pai.

No seguimento e testemunho daquele que nos amou e se entregou por nós e servindo-o nos crucificados de hoje, os pobres e os pequeninos, encontramos o sentido de nossa vocação como Filhos da Caridade.

            Etapas da formação

A formação é um caminho progressivo, no qual Cristo Jesus nos revela o projeto de Deus Pai (Lc 21, 13-35). Ao longo da vida de consagração somos chamados a seguir Jesus e, pela graça do Pai, através do Espírito Santo, deixar formar o nosso coração para que o Crucificado seja plantado nele.

A nossa caminhada formativa tem, portanto, um caráter de continuidade. Dessa forma, a nossa é uma formação permanente, pois tal processo de configuração com Jesus Crucificado dura toda a vida. Já nos primeiros anos de formação inicial damos início a este longo percurso formativo que culmina com o encontro “face a face” (Cor 13, 12) com Aquele que nos chama desde sempre e para sempre.

A formação permanente é então esse caminho de progressiva configuração a Cristo. Um caminho de vivência dos votos de pobreza, castidade e obediência; de gradual conversão, de serviço generoso e gratuito nas diversas atividades que desenvolvemos; de profunda experiência de oração. Mais que uma etapa no itinerário formativo, a formação permanente é a consciência enraizada de que somos permanentemente formados por Deus Pai, por toda a vida.

O serviço de animação vocacional é a primeira etapa do percurso formativo. Há como objetivo aquele de suscitar em nossas comunidades uma Cultura vocacional, que abarque todos os nossos serviços apostólicos e ministeriais. Através da animação vocacional, os jovens que se interessam pelo nosso carisma, encontram na comunidade um religioso para acompanhá-los e os ajudar a discernir a sua vocação.

A formação inicial é um tempo especial em que os vocacionados, com o acompanhamento e uma atenta presença dos formadores e da equipe de formação, são iniciados nesse caminho de progressiva adesão a Cristo, segundo o carisma de Santa Madalena de Canossa, assumindo os seus sentimentos e servindo-o nos pobres e pequeninos. Em linhas gerais a formação inicial se estrutura em três etapas: o Pré-noviciado, que compreende o aspirantado e postulantado, o Noviciado e o Juniorato, nas quais o jovem cresce de maneira gradual e amadurece a sua vocação até chegar o tempo da Profissão Perpétua, na qual ele assume definitivamente a vida e a Regra dos Filhos da Caridade - Canossianos. Essas etapas da formação acontecem em casas, designadas para esta finalidade, com conteúdos programáticos e itinerários formativos específicos.

O Pré-noviciado é subdividido em aspirantado e postulantado. O primeiro ano do aspirantado acontece na Casa de formação de Araras, interior de São Paulo. Tem a duração prevista de um ano. Nesse ano, o jovem começa a ser iniciado à vida canossiana. No serviço apostólico, na vida comunitária, nos momentos de oração, de leitura pessoal e de encontros formativos, em grupo ou individualmente o jovem tem a possibilidade de discernir de maneira aprofundada a sua vocação. Nos outros dois anos de aspirantado, o jovem continua esse caminho de amadurecimento vocacional, na Casa de Formação de Ribeirão Preto. Ali, além dos serviços apostólicos na Paróquia, o jovem começará os estudos de Filosofia. O postulantado é a última fase do Pré-noviciado e tem a previsão de durar um ano. Nesse ano, a formação torna-se mais intensiva, pois visa a preparar e a avaliar se o jovem está em condições de ingressar no Noviciado.

O Noviciado tem a duração de um ano. No noviciado o jovem é introduzido de maneira intensa e profunda à forma de vida canossiana, por meio de várias mediações: formação, oração, vida comunitária, apostolado, encontros com outros noviços, direção e acompanhamento com o mestre de noviços, vida sacramental e litúrgica. Por meio destas intermediações, o noviço é chamado a se aprofundar e se apaixonar pelo nosso carisma. Atualmente a etapa do noviciado em nossa congregação é realizada de maneira internacional, em Nairóbi no Quênia, contando com noviços de todos os lugares do mundo em que os canossianos estão presentes.

No período do Juniorato ou da Profissão temporária, o jovem, já um religioso canossiano, é chamado a buscar sempre mais se aprofundar e verificar essa sua decisão de consagrar-se a Deus, até torná-la definitiva (RF 223), com os votos perpétuos. Tal etapa dura quatro anos. Nessa etapa, o religioso começa os estudos de Teologia. A Casa de Formação para os junioristas fica na cidade de Ribeirão Preto.