(19) 3541-3885
seminario.araras@canossianos.org.br

No perído do Carnaval tivemos um retiro destinado aos jovens da cidade de Araras. Ele aconteceu no Centro Social da juventude Irmão Tarcísio. Abaixo podemos ler os testemunhos de dois jovens que participaram do retiro.

"Nos dias 24, 25 e 26 de fevereiro de 2017, tive a honra de participar de um retiro: o retiro de carnaval feito pelo grupo de jovens Jus. Eles me acolheram como uma família. Senti que eu estava no melhor lugar. De começo apreciamos uma belíssima atuação, onde mostrava o que o mundo nos oferece e como devemos agir e se assim mesmo cairmos em tentação, ainda sim podemos ser de Jesus Cristo, podemos voltar para ele. Ele nunca nos abandonará.
Nesse retiro aprendi bastante sobre os nossos sonhos, e o principal: se colocarmos Deus a frente de nossos sonhos eles irão se realizar. Independente de qual seja seu sonho, você deve acreditar nele, você deve lutar por ele, e não permitir com que pessoas a sua volta estrague-o. Aprendi a valorizar momentos, e torná-los inesquecíveis.
Uma de suas dinâmicas era sobre amizade, e nessa dinâmica pude perceber que nem todos aqueles que estão comigo, que chamo de amigos, de fato são. Afinal, qual o significado da palavra amizade? Talvez seja difícil lhes responder essa pergunta. 
Fizemos uma atividade onde tínhamos que imaginar a nossa morte, depois nós deveríamos nos despedir de uma pessoa que a gente confia. Isso abalou muito o nosso emocional, mas ao mesmo tempo nos permitiu pensar em tudo o que vivemos e tudo o que não fizemos, o que deveríamos ter feito, e o que nos arrependemos de não ter feito.
Falamos também sobre sentimentos e problemas, problemas todos nós temos, todos nós passamos por momentos difíceis, mas precisamos aprender como agir diante dos problemas.
Essa experiência foi realmente incrível e será inesquecível para mim e tenho certeza que será para todos os que participaram. Aprendi muito mais do que eu escrevi, mas o mais importante é que eu saí de lá renovada, saí de lá com uma nova perspectiva de vida. 
Eu quero agradecer a todos que permitiram que isso acontecesse. Agradecer por tudo o que fizeram. Muito obrigada!
Se um dia vocês tiverem a oportunidade de participar, participem. Vocês serão surpreendidos. Vocês vão sair de lá como novas pessoas, como novos seres humanos.Participem! Deus espera por vocês".

                                                                                                                                                                                          Testemunho da jovem Ariel

 

"Nos dias 24, 25 e 26 de fevereiro de 2017 participei de um retiro de carnaval feito pelo grupo de jovens JUS. Quando chegamos, fomos muito bem recepcionados e vimos uma apresentação onde nos mostrava as tentações que o mundo nos oferece, e que memo que possamos desisitir do caminho de Deus Ele nunca desistirá de nós. No retiro, um tema que foi muito comentado foi a questão dos sonhos. Foi falado se você tiver um sonho não é para deixar que as pessoas o destruam ao afirmar que você não vai conseguir, que você não é capaz. Todos somos capazes, pois se acreditarmos no cmainho de Deus, tudo o que sonhamos se realiza. Mas, é claro, que nada é fácil, e não é da noite para o dia que vamos conquistar isso. Temos que batalhar muito. Tivemos também algumas palestras. Uma delas foi sobre a amizade. E assim nos levou a pensar se as pessoas que nós chamamos de amiga são de fato, pois existem muitas pessoasque querem a nossa amizade só por interesse e, na verdade, não são nossos amigas. 

O retiro também não foi só palestras e dinâmicas. Tivemos também brincadeiras para nos distrairmos, baile de máscaras e uma sessão de cinema com direito a pipoca e tudo. Outra dinâmica foi sobre a confiança, onde deveríamos mostrar a confiança que temos um no outro. Era um círculo no qual iam duas pessoas por vez e ond eum estava vendado e o outro não. Este sem venda deveria guiar o outro pelo caminho, que estava cheio de obstáculos, que queria simbolizar para nós as dificuldades que temos na vida.

Aprendemos também como devemos agir diante dos nossos problemas, como solucioná-los e não agirmos como se nada estivesse acontecendo.

Eu gostei muito do retiro e quero agradecer a todos que me proporcionaram essa experiência, pois aprendi muito com os assuntos que foram tratados e saí de lá muito diferente do que entrei e me senti muito renovado.

Se tiverem a oportunidade de participar, participem, pois vocês irão gostar e se sentir renovados, assim como eu e todas as outras pessoas que estavma lá. Esperamos por vocês. Todos serão muito bem-vindos".

                                                                                                                                                                                                     Testemunho do jovem Pedro