(19) 3541-3885
seminario.araras@canossianos.org.br

No dia 31 de Janeiro de 2021, a nossa congregação no Brasil, vivenciou um grande momento de festa com a profissão perpétua do Ir. Caio Augusto Henrique, FdCC. A Consagração Perpétua foi realizada na Paróquia Sagrada Família de Ribeirão Preto-SP, as nove horas da manhã, com a participação fervorosa do povo de Deus da comunidade paroquial, mas também de fiéis de outras localidades que vieram prestigiar este tão belo momento.

Nosso querido Ir. Caio, FdCC, em virtude deste momento tão importante, deixou-nos um testemunho sobre a vivencia deste momento. Confira na integra:

É com grande alegria que no dia 31/01/2021 realizei a minha consagração definitiva a Deus na cidade de Ribeirão Preto – Brasil, na Congregação dos Filhos da Caridade Canossianos. Tendo como frase inspiradora e motivadora a do profeta Jeremias “Seduziste-me, Senhor, e eu me deixei seduzir; vós me dominastes e prevalecestes” (Jr. 20,7) que expresso o meu agradecimento a Deus por tudo aquilo que Ele fez e continua fazendo em minha vida. Ser seduzido é um estar preso pela ação e ao amor de alguém ou de algo. E eu posso dizer que estou preso ao amor e à pessoa do Senhor. Ele me chamou pelo nome, veio ao meu encontro, me carregou no colo e agora não consigo me afastar Dele. Fui seduzido por Ele. Ele está em mim e sem Ele não encontro um caminho melhor. O seu chamado me seduziu, gerando em mim uma vocação religiosa.

Tendo como referência uma comunidade paroquial de fé guiada pelos Religiosos Canossianos, desde pequeno me senti atraído pelo estilo de vida que estes tinham, bem como por todo o apostolado com a juventude que acontecia no Oratório Canossiano. Fatores estes que fizeram com que eu me encantasse cada vez mais por este estilo de vida e pelo carisma deixado como herança a todos nós por santa Madalena de Canossa. Entrando na casa de formação no ano de 2010 pude, ao longo de todos estes anos, discernir sobre a minha vocação e descobrir o que Deus quer de mim e a que sou chamado. Cursando as faculdades de filosofia e teologia, bem como vivenciando a etapa do noviciado e da preparação aos votos perpétuos, confirmei e reconfirmei o amor de Deus por mim. Por meio das experiências apostólicas vivenciadas antes e durante o meu caminho formativo, pude ter a certeza que Deus me quer como Canossiano.

Durante toda a minha caminhada vivenciei momentos de grandes alegrias e também de grandes desafios. Mesmo quando tudo parecia dar errado, Deus me guiou por meio de diversas pessoas (religiosos, religiosas e leigos) que através de seus conselhos e orações por mim, pude superar os obstáculos surgidos. A estas pessoas, serie eternamente grato; assim como sou grato a minha família sanguínea por tudo o que fizeram por mim e por todo o testemunho de fé. Como religioso canossiano, me sinto rico e feliz por ganhar uma nova família, fazendo assim que minha família de sangue e a minha família de laços de fraternidade se unam e se tornam uma só família.

O que eu ganho em ser Canossiano? Acredito que ganho aquilo o que todos buscam: a felicidade, o se sentir realizado e a vivência da minha identidade. É a alegria de sentir o amor de Deus que me chama e de poder responder a este amor. É o seguimento de Cristo crucificado como modelo de amor maior e deste, poder ser também eu testemunha através dos conselhos evangélicos de pobreza, castidade e obediência. É a alegria de fazer “Cristo conhecido e amado”. É testemunhar o Reino de Deus aqui na Terra com a minha própria vida. É viver na condição de servo dos mais necessitados e pobres, nas crianças, adolescentes e jovens, procurando assim fazer do mundo um lugar melhor, onde todos possuam dignidade, assim como o próprio Cristo fez.

Enfim, a minha consagração perpétua é o meu ato de resposta de amor a Deus e ao seu chamado. É um lançar-se tendo a certeza que Deus sempre me pegará em seu colo. É testemunhar um mundo melhor hoje, onde todos são iguais porque somos irmãos. Agradeço a Deus por tudo o que Ele já fez e faz por mim, bem como por todos aqueles que rezaram pela minha vocação. Peço para que continuem rezando por mim e pela minha vocação, bem como pelas demais vocações religiosas consagradas.”

 

Veja algumas fotos da celebração: