(19) 3541-3885
seminario.araras@canossianos.org.br

É com frase escolhida do evangelista Lucas pelo diácono Caio que toda a Congregação dos Filhos da Caridade se alegrou com mais um sim na ordenação diaconal deste nosso irmão que se realizou no dia 18 de abril de 2021, na Paróquia Sagrada Família, na cidade de Ribeirão Preto – SP, através da imposição das mãos de Dom Moacir Silva.

Após alguns anos de caminhada nas nossas casas de formação e, depois de haver professado os votos perpétuos recentemente (janeiro de 2021), diácono Caio deu mais um passo em sua caminhada rumo à vocação sacerdotal, após ter sido aprovado o seu pedido pelo Conselho Geral da Congregação, para a realização da sua ordenação diaconal.

Como frase inspiradora para o seu ministério, assumiu as características próprias do diaconado: servir ao altar eucarístico do Senhor e aos irmãos necessitados, podendo assim, ser reflexo da caridade de Cristo aqui na Terra, construindo assim o Reino do Senhor. É uma opção de estar realmente a serviço dos irmãos que sofrem, anunciando a Palavra de Deus a todas as pessoas e vivenciando o serviço ao altar do sacrifício eucarístico.

 Natural de Santa Rita do Passa Quatro – SP, o diácono Caio sempre pertenceu a uma paróquia que foi conduzida pelos Filhos da Caridade Canossianos, o que fez com que ele se encantasse pelo Carisma Canossiano deixado por Santa Madalena de Canossa. Em sua caminhada juvenil nesta comunidade, escutou e discerniu o chamado de Deus para a sua vida. Entrou para o Seminário Canossiano com a intenção de ser sacerdote, no entanto, sem se esquecer da sua primeira vocação, que é a vida religiosa.

No momento, este nosso irmão exerce o seu ministério do diaconado na comunidade religiosa e paroquial de Agostinho Porto, no Rio de Janeiro, na Paróquia Nossa Senhora das Graças. Vive um momento de grande riqueza de sua caminhada formativa e ministerial com o povo de Deus; no entanto, está se preparando para poder ainda dar passos no seu caminho vocacional. Diácono Caio exerce o diaconado transitório, período este composto de alguns meses para que, após um período de experiência no ministério, possa ser ordenado sacerdote.

Por este nosso irmão que recebeu o primeiro grau da ordem (diaconado) e que se prepara, em sua caminhada, para novos passos: continuemos rezando. Rezemos por ele, pelo seu ministério e pela sua vocação, assim como devemos rezar sempre pelas vocações na Igreja do Senhor; sejam estas laicais, religiosas e sacerdotais.

Que Maria, a mãe de todos os vocacionados, interceda por este nosso irmão diácono e por todos nós. Amém.