(19) 3541-3885
seminario.araras@canossianos.org.br

 

O dia 14 de janeiro foi um dia muito importante porque quatro novos formandos iniciaram o caminho formativo na nossa casa de Formação Santa Madalena de Canossa. Eles fizeram os encontros vocacionais no ano passado e em novembro ficou decidido que entrariam no seminário. Chegaram contentes e temerosos pelos passos novos que estavam iniciando, mas apesar do medo, estavam decididos em continuar. 
Eis os novos formandos:

 

YAGO COSTA DA SILVA respeitou a tradição que diz que os mais distantes chegam primeiro. Assim foi. Com a mãe Senhora Shiele, a irmã, amigos e o Ir. Cicero fizeram 900 km de Kombi e chegaram domingo a noite, cansados, mas contentes. 

  

JOSÉ RENATO LOPES PINHEIRO e SAURO SANTIAGO DE BRITO chegaram juntos de Nova Odessa. Os pais acompanharam e os deixaram com algumas lágrimas, mas visivelmente contentes.

 

RAFAEL DE SOUZA BRITO chegou acompanhado pelo padrinho Sr. Luis, que conhece os canossianos de longa data porque visitou as nossas comunidades da Itália juntos ao saudoso Pe. João Drago e o diácono Cebolinha de Santa Rita. Foi ele que indicou pra ele vir para a nossa casa de formação.

O primeiro jantar todos ficaram meios perdidos, porque estavam reconhecendo a casa,  os demais formandos estavam chegando, pois eles estavam nas comunidades fazendo atividades pastorais. A acolhida foi feita pelo Pe. Tarcisio Pescarodo, uns dos primeiros religiosos a chegar ao Brasil. Ir. Caio  estava em Santa Rita dando curso bíblico aos seus paroquianos e João Vitor  estava iniciando o Oratório de verão sempre em Santa Rita do Passa Quatro. 

Nos dias seguintes  iniciaram as três semanas de preparação para a filosofia. Foi decidido que não iriam fazer o propedêutico. Os nossos ex-seminaristas: Romulo, André e Claudemir, juntamente com a  Srª. Cidinha se dispuseram prepará-los para a filosofia. Claudemir e André estão lecionando no Cearp (Centro de estudo da Arquidiocese de Ribeirão Preto) e portanto prepararam sabendo o que se passa nos bancos dos primeiros tempos de filosofia. Foram três semanas muito aproveitadas.  Realmente, de manhã, tarde e noite, com aquele calor que fazia foram muito dedicados e o fruto foi ter tirado os fantasmas estudos, sentir a beleza de horizontes que se abrem para a nossa mente e iniciar a familiarizar com o mundo da filosofia.
Na segunda semana aconteceu o Oratório de verão, a tarde com as crianças na Comunidade S. Bakhita e com os jovens na matriz. A vontade era de correr para acompanhar o oratório mas ficaram fiéis nos seus estudos. 
Agora iniciaram a filosofia e estão dedicados na mesma forma. Ontem, Pe Tarcísio, com os seus 85 anos de idade os ajudou a aprender melhor latim. Eles ficaram contentes e mais ainda o novo professor, pois precisou relembrar os estudos de 70 anos atrás.
A vida no seminário está entrando na rotina cotidiana e com certeza será um ano muito bom para todos. Este é o sonho de todos. De nós religiosos, do Pe. Jair que será o novo pároco da Sagrada Família. De Pe. Cacimiro que tinha-se acostumado aos novos e agora está preparando as malas para Presidente Dutra, no Maranhão. Aos Leigos Canossianos e ao SAV que já fez a recepção e também uma bela confraternização para fazer sentir que aqui também tem uma outra família que os acolhe e acompanha. Agradecemos a todos que os acompanharam e das orações que sempre são feitas para todos. Deus os recompense sempre.

Pe. Giorgio Valente 
(Formador da casa de Formação santa Madalena de Canossa)