(19) 3541-3885
seminario.araras@canossianos.org.br

Nos dias 08 a 18 de julho, religiosos irmãos e padres, jovens educadores de nossos Oratórios, formandos de nossas Casas de formação e leigos canossianos fizeram uma bela experiência missionária na cidade de Presidente Dutra, no estado do Maranhão. Grande parte das cidades onde estão os canossianos enviou um representante para essa missão.

 Após a missa de envio, na capela da Casa de retiros Emaús, na  cidade de Araras, rumamos para o Nordeste do Brasil. Mais de 2.000 km de distância superados em três horas de voo. Do aeroporto, na cidade de Teresina, no Estado do Piauí, até nosso destino, em Presidente Dutra, foram mais três horas de viagem, sendo um terço dela em estrada de terra.

O grupo de missionários ficou hospedado no Complexo educacional Nossa Senhora de Fátima, que está sob a responsabilidade dos Canossianos. E ali, durante esses dias, pudemos formar uma bela comunidade, no qual cada um podia, de acordo com a organização estabelecida, colaborar para que todas as atividades pudessem trasncorrer da melhor maneira possível, desde a limpeza aos nossos momentos de oração.

Durante a semana transcorrida naquela cidade, pudemos visitar vários bairros e entrar em contato com a realidade das pessoas e suas famílias. Todo o grupo de missionários ficou positivamente surpreso com a acolhida e abertura da maioria das pessoas. Inclusive pessoas que perteciam a outras designações religiosas não viram problema em acolher os misisonários em suas casas para um momento de conversa, de partilha de vida e da Palavra de Deus.

Todas as tardes organizamos o Oratório com as crianças da localidade. E a cada dia que fazíamos esse momento de oração e de diversão com as crianças o número de participantes aumentavam cada vez mais. Ver a alegria e satisfação das crianças com brincadeiras simples, como pular uma corda ou outra brincadeira organizada por nós não tinha preço. A recompensa que recebíamos todos os dias era exatamente esta: a alegria dessas crianças com tão pouco.

No período noturno tivemos experiências diversas na comunidade paroquial, dedicada a São José e São Francisco: momentos de oração, de formação carismática, missas nas comunidades rurais e encontro com a juventude. Tais experiências, mais uma vez, nos mostraram a receptividade das pessoas da cidade e o desejo de conhecerem cada um dos missionários e um pouco mais do carisma canossiano.

Certamente essa maravilhosa experiência não teria sido possível sem a colaboração dos nossos religiosos em Presidente Dutra: Padre Sergio, Padre Paulo e Irmão Gilson. O apoio antes da missão, nos momentos de incerteza e na sua organização, como também durante a missão foi essencial para que a nossa experiência tivesse frutos. A presença dos religiosos nos transmitiu aquela gostosa sensação de nos sentirmos em casa, mesmo tão distante, e também a necessária segurança para realizarmos a nossa missão ali.

Enfim, essa experência, com certeza, marcou em profundidade todos aqueles que dela fizeram parte. A missão continua. Eis a nossa convicção. Que sejamos sempre mais essa “Igreja em saída”, como anseia Papa Francisco, e que no encontro, na partilha, na fraternidade possamos contemplar o rosto de Cristo, assim como fez Madalena, que ardor missionário buscou servir os mais necessitados e marginalizados de sua época.