(19) 3541-3885
seminario.araras@canossianos.org.br

Nos dias 1 a 3 de outubro de 2021, aconteceu na cidade de Araras-SP, o primeiro Retiro da Família Carismática Canossiana, onde se reuniram os três ramos da família: os Filhos da Caridade, as Filhas da Caridade e os Leigos Canossianos.

Seguindo as orientações do ministério da saúde, foi possível nos reencontrarmos como família, isto é, fortalecer o vínculo. Estiveram presentes leigos de Imperatriz - MA, Piabetá – RJ, São João de Meriti - RJ, Anápolis – GO, Nova Odessa – SP, Santa Rita do Passa Quatro – SP, Sertãozinho – SP, Ribeirão Preto – SP e Araras - SP.

Neste retiro, junto com ajuda do irmão Jardelino (Lassarista), foi refletida a carta do Papa Francisco Fratelli tutti onde é dito que todos somos irmãos. Porém, vale a pena apresentar o que é Família Canossiana e qual a importância deste retiro para a vivência da mesma.

No passado os ramos Canossianos - feminino, masculino e laical - caminhavam cada um com seu próprio ritmo. Poucas eram as ocasiões de encontrar algo em comum entre os ramos. Depois da canonização de Santa Madalena de Canossa (1988), começaram a aparecer ocasiões de encontros entre os ramos, nas celebrações, eventos, encontros que foram surgindo com o decorrer do tempo.

Em 1978, iniciaram-se as iniciativas de surgimento dos leigos canossianos e com a presença dos leigos no ramo feminino e masculino, pouco a pouco, surgiu a exigência de algo em comum entre os ramos. Foi neste momento que surgiu a palavra “Família canossiana”.

Na década de 90, foram celebrados diversos encontros internacionais dos Leigos Canossianos nos quais as canossianas e canossianos estavam presentes, de modo que, no ano de 1994, enfim, foi assinado um compromisso de unificar os leigos das irmãs, irmãos e padres. Após esta circunstância, surgiram inúmeras ocasiões de encontro entre os três ramos.

No ano de 2002, no Brasil, foi decidido que Padres, Irmãs e Leigos caminhariam em unidade, superando todas as dificuldades que poderiam surgir para o cumprimento deste propósito. Para oficializar isso, surgiu a proposta dos três conselhos assumirem este compromisso e atualmente, vale ressaltar, que se mostra com êxito este caminho da unidade.

Em 2016, surgiu então a ideia de fazer um encontro a cada dois anos de toda a Família Canossiana, diante disso, o encontro foi nomeado como CERCA NOSSA. O encontro teria como objetivo fazer surgir algo que fosse próprio de toda a Família Canossiana; iniciou muito bem e progressivamente foi surgindo a consciência de que a “Família Canossiana” é uma realidade assumida por todos.

No 4° encontro entre os ramos, realizou-se uma tentativa de juntar “causas e projetos”, uma espécie de projeto em comum. Entretanto, mesmo com muita boa vontade, o consenso real sobre um projeto comum não vingou. Porém, em 2020, tivemos dois dias de encontro na Casa Emaús de Araras-SP e foi preparada uma proposta que foi assumida logo por todos com muito entusiasmo, um projeto vocacional de construir a cultura vocacional juntamente com o SAV (Serviço de Animação Vocacional). Este projeto foi articulado em vista da realização de três objetivos:

1. Promover as vocações canossianas em conjunto;

2. Fortalecer o SAV onde existe;

3. Criar o SAV onde não existe.

 

Após o encontro, todos voltaram para casa com muito entusiasmo. No mês de maio de 2020, era previsto um segundo encontro para dar diretrizes concretas para as ações, porém, veio a pandemia e acabou por retardar os projetos da Família Canossiana. Atualmente, mantém-se vivo os encontros entre canossianas, canossianos, e leigos canossianos; ambos, assumiram o compromisso de até maio deste ano (2022) continuar o caminho e, se pandemia permitir, se encontrar no mês de maio em vista de um Curso de capacitação dos coordenadores locais do projeto SAV-CANOSSA.

Atualmente, a reunião dos três conselhos tornou-se uma realidade regular, tendo duas reuniões por ano.

Esperamos com muita expectativa a realização destes projetos, pois o carisma canossianos sempre foi audacioso desde Santa Madalena até os nossos dias.

 

Informações por:

Pe. Giorgio Valente e Ir. Cicero Souza

 

Veja algumas fotos do retiro: