(19) 3541-3885
seminario.araras@canossianos.org.br

Padre Fernando e o chamado a ser Administrador paroquial da Paróquia São Sebastião

1ª Como a Congregação dos Filhos da Caridade Canossianos, já presente na Diocese desde 1998, e o senhor de modo particular, receberam este convite para assumir a paróquia de São Sebastião, da Praça da bandeira em, São João de Meriti?

- Recebemos como Congregação, este convite, como chamado de Deus, através da Igreja local na pessoa de Dom Tarcísio, a alargar as estacas da tenda da missão, por isso, apesar da pobreza de nossos números, os superiores enviaram na comunidade religiosa de Agostinho Porto mais um padre, para colocarmos a serviço das urgências que a realidade local apresenta e estarmos sempre em sintonia com a Igreja “em saída”.

Mais ainda, para nós Canossianos, este convite é seguir os passos daquele ardor missionário que inspirava nossa Fundadora, S. Madalena de Canossa. Ela, sentindo-se abrasada por aquele amor generosíssimo, atingido no seu fixar o olhar no Cristo Crucificado que ‘só respira amor’, e que ela compara ao ‘fogo que se alastra sempre mais e tudo tende a abraçar’ nos ensina a discernir com coragem onde Deus chama para fazê-lo conhecido e amado.

Para mim, pessoalmente, vem como uma surpresa que Deus me fez, para eu, em certo modo, voltar ao primeiro amor, quando 27 anos atrás deixei, por convite dos superiores, minha pátria, a Itália, já estava com vinte anos de padre, para vir realizar o sonho missionário, cultivado como um segredo no coração, vindo para o Brasil. Por quase vinte anos o meu Instituto me pediu o serviço na formação para os novos religiosos canossianos como Padre Mestre e agora, nesta minha idade, me pede de lançar-me para um futuro cheio de esperança nesta nova experiência pastoral.

2ª A paróquia de São Sebastião, criada em 1963, estava anexada à outra paróquia desde 2005, não contando ao longo de todo este período com um pároco próprio sendo atendido pelo pároco de Coelho da Rocha. Já foi possível visualizar quais são os desafios a serem enfrentados nesta nova fase da paróquia?

- Para a Paróquia São Sebastião e seus paroquianos é um momento de retomada de confiança em si mesma para assim continuar com coragem e entusiasmo a caminhada iniciada desde 1963.

Mas, sobretudo, eu sinto que é ocasião de redescoberta da vocação à qual foi chamada pelo plano de Deus desde que foi escolhida pelos bispos da época como lugar onde está edificada a Igreja feita de pedras vivas que são os fieis que aqui moram e devem testemunhar aquela comunhão que tem Cristo como centro e que se expressa na visibilidade do amor fraterno, constituindo uma Família de famílias.

Este testemunho de vida autenticamente cristã é o primeiro desafio sempre presente na vida de uma igreja chamada continuamente a conversão, para fazer sempre melhor transparecer a alegria do evangelho. Por isso será necessário favorecer mais a participação aos sacramentos por parte do povo, através de maior disponibilidade de presença do sacerdote, multiplicando onde e como será possível nas comunidades, horários de participação à Eucaristia e atendimento das pessoas.

Como consequência vem a organização interna da Paróquia seguindo as diretrizes do documento “Que todos sejam um” para mostrar um rosto de Igreja de comunhão e corresponsabilidade.

Outro desafio será trilhar o caminho para realizar de fato o serviço de coordenação da Paróquia, Comunidade de Comunidades, através do Conselho de Pastoral Paroquial a ser formado.

Enfim, com o auxilio da Equipe Administrativa iniciar os passos para chegar a realizar a autossustentação da Paróquia.

3ª E como andam as expectativas e as esperanças: as suas e as dos paroquianos?

- As minhas expectativas são de otimismo, pois não estou começando a trabalhar no deserto, são comunidades que já tem uma caminhada boa e fervorosa. Tiveram acompanhamento ao longo dos anos de padres bons e zelosos.  Isso alimenta a esperança que caminhando junto, sendo um para o outro ombro amigo que sustenta, esta caminhada eclesial em São Sebastião vai seguir adiante rumo à meta que está à frente e que está nas mãos daquele Deus Pai amoroso que a conduziu até aqui. Agora nesta etapa do caminho eu estou como instrumento, com o sincero desejo de favorecê-la na simplicidade de minhas forças e capacidades pelo tempo que me é dado. 

Os paroquianos receberam com muita alegria e cheios de gratidão e ,acrescento, também sadio orgulho, a decisão de desanexar a Paróquia São Sebastião fazendo-a renascer para aquela antiga autonomia que lhe foi tirada por situações de necessidade do momento, nos anos do recente passado. Eles estão vendo nesta decisão o fruto de carinhosa preocupação pastoral do nosso bispo dom Tarcísio a fim de dar incentivo a todo o povo com um cuidado mais próximo numa área da Baixada que estava precisando e, sem dúvida, premiando também a boa vontade e sincero esforço de tantos que atuaram e estão atuando com generosa dedicação num trabalho fecundo que já está acontecendo.

Muita esperança e alegria nos dá a promessa de uma próxima realização por parte de Dom Tarcísio da Visita Pastoral, que será uma grande benção e dará a certeza de fé de que Deus está conosco neste inicio de caminhada.

4ª Existem alguns passos concretos, definidos a serem dados?

- Sem dúvida o primeiro passo é a minha presença no lugar, conhecendo aos poucos a realidade da Paróquia com suas quatro comunidades, presença que já começou a ser efetuada.

Um outro passo é a colaboração, por enquanto mais que necessária, com a Paróquia N. S.ra da Conceição para o serviço de secretaria e manutenção do ambiente paroquial. 

Um primeiro encontro com a Equipe de administração já designada foi feito para começar a organizar a autossustentação.

Um encontro mais ampliado com o povo de São Sebastião, já foi planejado para o dia 13 de maio, sábado, às 15h.

A determinação de planejar um horário de missas para garantir às quatro comunidades uma Celebração Eucarística dominical e uma durante a semana.

-Deixo para todos os ouvintes da Radio Catedral o meu abraço e uma bênção que de especial modo dirijo aos paroquianos de São Sebastião.