(19) 3541-3885
seminario.araras@canossianos.org.br

O Encontro de Formadores, Animadores e Coordenadores da Associação dos Leigos Canossianos do Brasil realizado nos dias 26, 27 e 28 de janeiro de 2018 na Casa de Retiro Emaús em Araras-SP. O tema do Encontro foi “Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade” e o lema “Sal da Terra e Luz do Mundo (Mt 5, 13-14)” para ficar em sintonia com a Igreja do Brasil conforme Doc.105 da CNBB que lançou o Ano do Laicato no Brasil.

O Encontro contou com a presença de:

  • Coordenação Nacional (Erika, Pe. José Carlos, Ir. Vittória, Sílvia, Marcos, Luciana e Márcia)
  • Agostinho Porto (Pe. Fernando, M. Fátima Silveira e M. Fátima Santos)
  • Anápolis (Joana D’Arc e Célia)
  • Araras (Ir. Jonathan, Ir. Maria Helena, Rita de Cássia, Leila, Wagner e Ronaldo)
  • Campinas (Ir. Vilma, Ir. Cecília, Tania e Luiz Roberto)
  • Ilha Bela (Maria Lúcia, Marlene, Sílvia e Graciele)
  • Imperatriz (Irmã Amélia e Irene)
  • Joinville (Ir. Maria de Nazaré, Cleiton e Valquiria)
  • Nova Odessa (Elaine, Paula, Katiussia, Reginaldo e Haroldo)
  • Petrópolis (Ir. Gianna e Elisabete)
  • Piabetá (Ir. Cícero, Ir, Maria Cristina, Maria de Lourdes, Zilda e Izabel)
  • Ribeirão Preto (Pe. Tarcísio, Maria Aparecida, Maria Antônia)
  • Santa Rita do Passa Quatro (Ir. Edgar, Patrícia, Antônio e Edison)
  • Sertãozinho (Edina, Andreza e Sulina)

O Encontro teve momentos ricos de oração elaborados pelos leigos das cidades de Araras, Ribeirão Preto, Joinville e Santa Rita do Passa Quatro. E o leigo Haroldo de Nova Odessa animou e promoveu momentos de acolhida e integração com cantos, dinâmicas e brincadeiras. Além disso, foram lidas as mensagens do Padre Giorgio Valente e da coordenadora internacional dos leigos Rosana Imamura.

Na sexta-feira foi feita a apresentação e acolhida dos participantes e explicação da Temática do Encontro. No sábado o leigo Antonio Aparecido Caetano de Lima (Toninho), membro do CNLB (Conselho Nacional do Laicato do Brasil) da cidade de Americana, fez a explanação seguindo o esquema:

1 - O caminho do Doc. 105 - É o texto aprovado na 54ª Assembleia Geral da CNBB, realizada em Aparecida de 6 a 15 de abril de 2016. Os estudos do documento 107 serviram de base. Em 2014 e 2015 o texto foi estudado nas Dioceses do Brasil e recebeu contribuições de todas as regiões do nosso país.

2 - O atual cenário eclesial - Estamos vivendo um tempo de mudanças no mundo! Estamos vivendo um tempo de mudanças na Igreja! Uma nova primavera!

3 - Marcas do pontificado do Papa Francisco

Rosto da Igreja:

  • A Igreja da Misericórdia!
  • A Igreja da Proximidade!
  • A Igreja do Encontro!
  • A Igreja da Ternura!
  • A Igreja Samaritana!
  • A Igreja Mãe e Pastora!
  • A Igreja Pobre e Despojada!
  • A Igreja do Serviço!
  • A Igreja em Saída!
  • A Igreja Casa Aberta e Paterna!

Uma Igreja em que os leigos e leigas são sujeitos eclesiais.

1 - Doc. 105 – Cap. 1 – Ver - O documento mostra Avanços como a criação da CNLB, aumento do número de leigos que exercem o ministério de teólogos e pregadores da Palavra. Mas mostra também Recuos: “O Papa Francisco elencou quinze doenças cruciais que podem estar presentes em qualquer instituição eclesiástica, inclusive nos nossos conselhos pastorais...” (CNBB, Doc 105, nº 48).

Reconhece o rosto do Laicato como sendo de casais, crianças da catequese e da infância missionária, mulheres, jovens, idosos (avós), solteiros, leigos e leigas missionários (as).

Recorda e insiste que o campo específico de ação dos cristãos leigos é o mundo, com o desafio de viver no mundo sem ser do mundo.

“A Igreja da escuta, do diálogo e do encontro se insere no mundo como que ensina e aprende, diz sim e diz não, mas sobretudo, como que serve,” (CNBB, Doc 105, nº 90).

     2 - Doc. 105 – Cap. 2 – Julgar - O povo de Deus é o sujeito da evangelização. Pelo batismo os fiéis são incorporados à Cristo e a seu modo, feitos partícipes do múnus sacerdotal, profético e régio de Cristo. Os fiéis leigos devem ter consciência não somente de que pertencem à Igreja, mas que são Igreja. A atuação do leigo se dá na Igreja e no mundo. O leigo deve atuar na família, na paróquia, nos conselhos de pastorais, nas assembleias, nas CEBs, nos movimentos eclesiais e nas novas comunidades.

“Não é preciso sair da Igreja para ir ao mundo, como não é preciso sair do mundo para entrar e viver na Igreja.” (CNBB, Doc 105, nº 166).

3 - Doc. 105 – Cap. 3 – Agir - O cristão leigo deve ter uma formação permanente, contínua e consistente, considerando as dimensões humana e espiritual, teológica e pastoral, teórica e prática. A ação dos fiéis deve ser nos areópagos modernos: na família, na política, no trabalho, na educação, na cultura, nas comunicações, na nossa Casa Comum.

“Na Igreja, cada membro é chamado a ser sujeito eclesial ativo que, segundo sua capacidade e de acordo com seus carismas e sua função se coloca a serviços dos irmãos.” (CNBB, Doc 105, nº 228).

4 - O Ano Nacional do Laicato

  1. Ser sal da terra e luz do mundo.
  2. Assumir o protagonismo.
  3. Afastar-se da tentação do clericalismo.
  4. Vivenciar a mística do serviço.
  5. Apaixonar-se pela missão.
  6. Tornar-se próximo das pessoas.
  7. Deixar-se conduzir pelo Espírito de Deus.
  8. Crer na força das pequenas ações.
  9. Cuidar da própria formação.
  10. Testemunhar a alegria de Evangelizar!

Depois que o Toninho expos todo o assunto, dividiu-se os participantes em 6 grupos para responderem a duas questões que depois foram levadas ao plenário. Em anexo está a resposta de cada grupo.

No domingo o leigo Toninho falou sobre a Espiritualidade e Mística da Coordenação Pastoral. Pastoral na Igreja significa um olhar especial em relação às respostas que o mundo está precisando, segundo os critérios do Evangelho. Pastoral é serviço e empenho de quem segue Jesus. A coordenação promove a união de forças, cria espaço para o irmão e rejeita as tentações egoístas que geram competição, suspeitas e ciúmes.

Reunidos em Assembleia, foi consolidada a 6ª eleição para a função de Coordenador(a) Nacional dos Leigos do Brasil. A votação foi secreta por cidade e na contagem dos votos foi aclamada Luciana Paula Dias para exercer a função, conforme a Ata do Encontro Nacional de Animadores, Coordenadores e Formadores dos Leigos Canossianos.

O Encontro foi encerrado com a celebração da Santa Missa presidida pelo Pe. Octávio e com a proposta de cada leigo e leiga viver como Sal da Terra e Luz do Mundo.

Araras, 28 de janeiro de 2018.

 A coordenação Nacional