(19) 3541-3885
seminario.araras@canossianos.org.br

 

Oratório de Verão nas nossas Comunidades

Nova Odessa
  
Dos dias 2 a 25 de janeiro aconteceu em Nova Odessa o tradicional Oratório de Verão sob a coordenação dos religiosos e educadores da Paróquia Santa Josefina Bakhita. Para as crianças tivemos atividades no periodo da tarde e para os jovens e adultos promovemos no periodo noturno a setima edição do campeonato de futsal masculino. Além da grande frequência de crianças e jovens, o oratório neste período acolheu muitas familias se tornando cada vez um espaço de encontro e de amizade com os bairros da cidade. Aos educadores e todos os colaboradores muito obrigado pela realização do oratório de Verão.
Pe. Tiago e Equipe de Oratório .
Ribeirão Preto

Oratório Canossiano de Verão 2019

Juventude Canossiana Vivendo o Presente

  

            Entre os dias 14 a 18 de janeiro deste ano, aconteceu em Ribeirão Preto – SP, o Oratório Canossiano de Verão. A temática trabalhada com os jovens este ano teve a intenção de trazer o Carisma Canossiano para a vida da juventude nos tempos presentes. Os dias de atividades se pautou na seguinte temática: Juventude Canossiana Vivendo o Presente. Uma tentativa de mostrar aos jovens que o Carisma Canossiano continua vivo e presente em meio a sociedade.

            Preparado e organizado grande parte pelos próprios adolescentes e jovens, o Oratório de Verão deste ano aconteceu em duas comunidades de nossa Paróquia: com as crianças (na omunidade Santa Bakhita – lugar de grande carência material e afetiva) no período da tarde; e com os adolescentes e jovens (na matriz Sagrada Família – local onde acontecem as reuniões e encontros dos grupos de juventude).

            Com todo o público alvo, estima-se que conseguimos atingir mais de 100 pessoas. Foram momentos dedicados principalmente para o lazer, tornando assim o Oratório um espaço de acolhida e de bem estar. Diversas atividades, brincadeiras de competição, arrecadação de alimentos, recreatório, formação e oração foram os pontos principais que mais foram desenvolvidos.

            Ao fim de cada atividade era servido um lanche. Um momento muito inspirador, uma vez que com as crianças, se percebia que algumas delas esperavam aquele momento justamente por não terem nada para comer em casa ou a família não se preocupar com o seu bem estar.

            No último dia de atividades, a juventude esteve reunida em uma missa de ação de graças pelo Oratório e logo após realizaram uma festa a fantasia, momento em que não faltou criatividade a ser manifestada pelos nossos jovens em seus trajes. Para encerrar nossas atividades, no dia 20, juntamente com a comunidade religiosa e formativa de Ribeirão Preto (Seminário Canossiano), foi realizado uma pequena confraternização com todos aqueles jovens que estiveram disponíveis e fizeram acontecer todo o nosso oratório. Para sanar o calor da cidade de Ribeirão Preto: piscina e muita diversão.

            Agradecemos a Deus por mais uma atividade realizada e a todas as pessoas que se disponibilizaram pessoalmente ou com a doação do lanche. Pedimos a Maria Santíssima que nos ajude e impulsione a cada vez mais fazer Cristo conhecido e amado.

  

Ir.  Caio Fdcc e Equipe de Oratório

 Agostinho Porto -RJ

Canossalândia 2019  Oratório Irmão Francisco Rizzo

  

          Realizamos em nossa Paróquia Nossa Senhora das Graças com o trabalho do Oratório Irmão Francisco Rizzo no período de 7 à 18 de janeiro de 2019 a nossa Canossalândia, Onde vivenciamos momentos de recreação, brincadeiras , dinâmicas , competição , reflexão , partilha e oração. O Oratório Irmão Francisco Rizzo deu  início a   Canossalândia neste ano de 2019 com o tema Ano vocacional, onde tivemos momentos de reflexão e formação sobre a vocação Religiosa, vocação profissional e vocação familiar.

          Foram três semanas de momentos inesquecíveis com a participação de nossos padres, Padre Alcindo, Padre Fernando e Padre Jenalro , juntamente com a  Colaboração   de nossos Educadores, colaboradores, voluntários e a presença mais gratificante, nossas crianças e jovens. Com a inspiração da frase “ Nenhum de Nós é tão bom quanto todos nós juntos” podemos elaborar dinâmicas e diversas brincadeiras  como, campeonato de totó (pebolim), circuito com Carrinho de mão, vôlei com tnt , torres de água, bola de água, dança da cadeira, salto em  distancia, cabo de guerra , vôlei sentado,  pega bandeira e  o campeonato do Esport  Canossa que  levaram as nossas crianças e jovens vivenciar a experiência de união e cooperação.

          Nos momentos de formação falamos de várias passagens bíblicas para refletirmos sobre alguns temas como; Deus que nos chama, Deus quer ser nosso amigo,  Obediência a Deus, sobre a Bíblia que é a palavra de Deus . Refletimos ainda sobre homens e mulheres que resolveram seguir Jesus e o nosso tema central   que foi a Vocação Religiosa, vocação profissional e vocação familiar.

          Foi com muita alegria e descontração que executamos todas as brincadeiras e competições muito bem elaboradas para que pudéssemos passar para nossas crianças e jovens valores e um sentido todo especial como compreender limites, tomar decisões, socialização, integração com o grupo,habilidades , trabalho em equipe, desafios, lidar com os sentimentos, liderança, união, trabalho em equipe e competição sadia.

          Foram momentos inesquecíveis, e o nosso encerramento foi realizado em dois momentos, uma confraternização com todos que participaram da canossalândia em uma tarde com entrega de premiações de medalhas  das equipes e um delicioso lanche de confraternização. Já no segundo  momento de finalização de nossas atividades  tivemos um dia de convivência e confraternização em um sitio com todos que participaram da Canossalândia. Com o coração voltado para nossa grande inspiradora Santa Madalena de Canossa, tudo foi planejado com o coração voltado para o Carisma que nos faz compreender o dom maior, que é fazer,  Jesus Cristo conhecido e  amado.

  

Pe. Jenalro e equipe de Oratório