(19) 3541-3885
seminario.araras@canossianos.org.br

My Africa: formative and missionary experience

Ndipo niliposema, Aa, Bwana Mungu! Tazama, siwezi kusema; maana mimi ni mtoto. Lakini Bwana akaniambia: Usiseme, ‘Mimi ni mtoto’; maana utakwenda kwa kila mtu nitakayekutuma kwake, nawe utasema kila neno nitakalokuamuru. Yeremia 1:6-7

 

No dia 27 de fevereiro de 2020 parti para a minha experiência formativa e missionária no Quênia. Por ser a primeira vez que estava deixando minha “casa”, viajei com o coração apertado. Muitas pessoas disseram que era uma atitude ousada e até mesmo louca, pois com 21 anos eu estava indo para uma realidade totalmente diferente e de certa forma pré-julgada pela nossa cultura. I confess it was not easy, really! Fui sem conhecer a ninguém e sem saber falar nem se quer uma palavra em inglês, levando somente Deus em meu coração.

Cheguei e tudo foi novidade, como já se era de esperar. Até mesmo o meu nome foi “trocado”, passando a me chamar somente “Victor”, sendo que no Brasil todos me chamam só de “João”. Uma comunidade viva e cheia do carisma canossiano que soube me acolher perfeitamente, me fazendo sentir em casa, mesmo estando a quase 10.000  km de distância e sendo o único “diferente” naquele lugar. Mesmo com dificuldades e limitações a caminhada se fez tranquila, graças à ajuda e companhia de tantas pessoas que fizeram  parte desta minha experiência internacional. Mesmo com o medo da pandemia que estava crescendo, pude me encontrar com diversas pessoas em nossa paróquia, percebendo de forma nítida a alegria contagiante de todos aqueles que ali estavam. Fui recebido com honra e celebração.

Aos poucos fui aprendendo a língua, mais errando do que acertando. I did not know any word in English but in nine months I learned almost everything. God knows! Nas conversas, partilhas, brincadeiras e atividades apostólicas sempre me senti à vontade por ter quem me desse suporte, me ajudasse. A comunidade religiosa e formativa de Nairóbi-KE não mediu esforços para que eu pudesse bem me adaptar. E aqui aproveito para agradecê-los novamente: Padres Angelo Betelli, Pierantonio Valente e Mark Anthony, os Irmãos junioritas Habil, Deo, Stephen, Praveen, Vimal, Sindani, Bernard, Erik e Lorenzo e aos noviços Jacob e Filomeno. Asanteni sana ndugu zangu! Nesta comunidade fui admitido como noviço, pela direção do Padre Pierantonio Valente. No noviciado experencie tudo aquilo que é próprio do nosso carisma, da nossa história e do ser religioso. Nesta mesma comunidade professei os meus primeiros votos, na Saint Monica Parish Church, em Kware/Ongata Rongai-KE. Foi uma festa maravilhosa e longa que eu nunca poderia imaginar. Deus sempre age e prepara tudo para zelar por cada um de nós!

Na Tanzânia, através das crianças em nossa escola, no oratório, na Casa Família, na Parokia ya Mtakatifu Bakhita e nas visitas ao hospital psiquiátrico, mesmo em pouco em pouco tempo de estadia, também pude sentir a presença do nosso carisma da mesma forma que o senti e sinto no Brasil. Isso me foi de extrema importância pois pude perceber que o carisma, como dom do Espírito se manifesta de formas diferentes devido as diversas culturas e realidades, contudo, ele é sempre o mesmo, onde Cristo Crucificado é a nossa regra de vida. Agradeço aos coirmãos da comunidade religiosa de Mwanza, Igoma-TZ: Padres Stefano Vesentini, Ramil Sibuan e Rocky Libang, além de tantas pessoas que se tornaram amigas nesta experiência. Kweli Mungu anafanya kazi yake.

Depois de um ano e dez meses, voltei para o Brasil para continuar a minha formação como religioso juniorista, morando na comunidade de Ribeirão Preto-SP. Nilimwambia katekista mmoja: Siku moja tunafika na nyingine tunaondoka. Sisi ni wamisionari! Tunajenga manyata, sio Nyumba za mawe Agradeço a Deus por me dar esta oportunidade de crescimento humano e espiritual.

 

Irmão João Victor dos Santos fdcc