(19) 3541-3885
seminario.araras@canossianos.org.br

No dia 2 de agosto de 2023, às 19:00, na Paróquia São Francisco de Assis, cidade de Santa Albertina, estado de São Paulo, aconteceu a posse canônica do novo pároco Pe. Octávio Del Luján Moscoso, FdCC e o início oficial da missão Canossiana na cidade de Santa Albertina e Paranapuã. O Bispo da Diocese de Jales, Dom José Reginaldo Andrietta presidiu a celebração juntamente com os ritos próprios da posse de um novo pároco, com a leitura da ata de provisão, a entrega das chaves do sacrário e da igreja e por sua vez, o novo pároco, realizou a sua profissão de fé e jurou obediência ao Bispo Diocesano.

Além disso, durante a celebração da Santa Missa, o Pe. Giuliano Vittório Todesco, FdCC, que no passado havia sido religioso canossiano, professou novamente os votos de castidade, pobreza e obediência a partir da regra de vida dos Canossianos e assim foi integrado novamente a congregação. A profissão foi acolhida pelo Delegado do Padre Geral no Brasil: Padre Jenalro Paz dos Santos e testemunhada pelo conselheiro Irmão Edgar Filomeno Alves da Silva.

A celebração contou com grande participação dos fiéis de ambas as paróquias, São Francisco de Assis e a quase paróquia São Judas Tadeu de Paranapuã que foram confiadas pelo Bispo Diocesano aos religiosos Canossianos.

Padre Octávio afim de uma sucessão amigável, chegou à cidade de Santa Albertina no dia 4 de julho, afim de conhecer a realidade pouco a pouco com a ajuda do pároco anterior: Padre José Antônio que pertence ao clero da Diocese de Jales. Desde o dia 4 de julho, Padre Giuliano e Padre Octávio formam um núcleo da comunidade religiosa de Araras em Santa Albertina.

A Paróquia São Francisco de Assis em Santa Albertina possui 1 capela e 5 comunidades rurais. Por sua vez, a quase-paróquia de Paranapuã, São Judas Tadeu, possui uma comunidade e uma capela privada.

Visto a demanda pastoral, Padre Octávio e Padre Giuliano buscam atender em dias alternados as duas cidades, seja para pastorais, atendimento, visita aos doentes ou para as celebrações eucarísticas.

Padre Octávio e Padre Giuliano expressam a alegria de estar em Santa Albertina e Paranapuã para esta nova missão bem no final do estado de São Paulo visto que a cidade de Santa Albertina possui divisa com o estado do Mato Grosso. Pouco a pouco, estes nossos irmãos, estarão propagando o carisma Canossiano que já é um pouco conhecido pela figura de Santa Bakhita e pelo trabalho que Padre Giuliano realizou no passado.

 

Informações por Pe. Octávio Del Luján Moscoso, FdCC

Texto por Ir. Sauro Santiago de Brito, FdCC