Oratório Canossiano
Desde que Santa Madalena de Canossa conseguiu sentir de forma clara a sua vocação, em seu coração, ela desejava que o apostolado dos Filhos da Caridade fosse dedicado às crianças, aos jovens e aos pobres em todas as suas necessidades materiais e espirituais. Ela também manifestava o desejo de contribuir para transformação social e cristã da sociedade do seu tempo.
Seguindo os passos de Madalena e de tantos religiosos que se dedicaram a este projeto de vida desde 1831, ano da fundação dos Filhos da Caridade, podemos afirmar que o lugar preferencial do trabalho dos canossianos com as crianças e os jovens é o Oratório. Neste ambiente, os canossianos desenvolvem a formação das crianças e dos jovens na a vida cristã e social, contribuindo assim para o seu crescimento pessoal e também comunitário.
A história de nossa Congregação se confunde com a história do Oratório, pois o nosso Instituto nasceu como sendo o primeiro Oratório da cidade de Venezia na Itália em 23 de maio de 1831. Iluminados pela sabedoria divina, Santa Madalena de Canossa e dois leigos de Bérgamo, José Carsana e Benedito Belloni - que anos depois seriam consagrados como religiosos canossianos -, transformaram o sonho oratoriano em realidade, tornando-se para nós a obra específica que identifica com maior clareza a presença canossiana no Brasil e no mundo.
Conduzido por religiosos e por um grupo de leigos educadores, este ambiente proporciona aos seus destinatários o contato com os valores que edificam a vida:
Oração
Respeito
Amizade
Ternura
HOnestidade
GeneRosidade
FamIlia
EducaçãO
Para que esses valores frutifiquem na vida das crianças e dos jovens o Oratório canossiano assume um método que carinhosamente chamamos de FORA (Formação, Oração, Recreação e Ação). Sabemos que sem métodos até a boa vontade acaba se esvaziando em atividades sem rumo sendo desgastantes para os responsáveis e também enigmáticas para os participantes. Para que isso não ocorra fazemos uso de tal método.
Podemos considerar que o Oratório canossiano se “encarna” dentro de cada realidade, onde os canossianos se encontram: na catequese, nos grupos de coroinhas e acólitos, nos grupos de jovens, nos projetos sociais, nos recreatórios e outras tantas atividades, atendendo a convocação que o nosso próprio carisma e nos faz e que o Papa Francisco, na figura de maior representante da Igreja nos exorta, ao dizer que a “Igreja deve estar onde o povo está”.
Obediente aos apelos de Deus no tempo presente, o Oratório canossiano, na riqueza do testemunho de fé, esperança e amor dos religiosos e dos educadores, mobiliza-se para procurar, aproximar e formar as crianças, adolescentes e jovens no mundo de hoje, tendo como eixo central a finalidade de fazer conhecer, amar e escolher Jesus.
Nas pequenas e grandes atividades, na quadra e no campo, na formação e na recreação, na oração e na ação, o Oratório canossiano une comunidades, bairros e cidades por um ideal cristão capaz de conduzir crianças, jovens e suas famílias à maturidade da fé e da própria vida, conforme o desejo de Madalena, que sempre desejara que tudo o que fizéssemos, e isso inclui o nosso serviço no Oratório, fosse realizado para “a glória de Deus e o bem das almas”.