Intercâmbio dos Educadores dos Oratórios Canossianos
Neste ano de 2025, as atividades com as nossas crianças e jovens nos Oratórios Canossianos do Brasil se iniciaram de forma intensa com recreatório e “semana jovem”, entre outras atividades.
Em Nova Odessa o intercambio aconteceu entre os dias 07 a 11 de janeiro com os educadores Maria Eduarda e Sofia. Já em Ribeirão Preto, ocorreu-se durante os dias 13 a 18 de janeiro, os educadores Gustavo Tomaz e o jovem Miguel Soares, ambos do oratório de Nova Odessa, vivenciaram as atividades do oratório de Ribeirão Preto.
Assim relatam Maria Eduarda e Sofia: - fomos convidadas a participar de um intercâmbio entre Oratórios. Tivemos a oportunidade de ir de Ribeirão Preto para Nova Odessa e nos tornarmos parte da vivência entre crianças e jovens durante as atividades do Oratório de Verão.
O convite surgiu, e a curiosidade só aumentava de aprender sobre outras realidades e formas de expressão, além conhecer maneiras de adaptar o trabalho de evangelização, adquirindo experiências tanto em recreação quanto em formação e oração.
Assim que chegamos, percebemos as diferenças, desde o acolhimento de todas as pessoas que nos recepcionaram até a estrutura do oratório. A maneira leve e amorosa com que transformam a vida das crianças e, principalmente, dos jovens, em uma fé linda, uma fé que Santa Madalena também compartilhava. Gostaríamos de fazer uma menção especial à Dona Zulene, que, durante todos os dias, foi extremamente gentil. Ela nos contou diversas histórias sobre o Padre Victor e sobre a comunidade, e respondeu com paciência a muitas das nossas perguntas, especialmente sobre as crianças, sobre o respeito e a educação dentro do Oratório.
Em geral, essa experiência ampliou nossa perspectiva sobre a missão, sobre o chamado e o verdadeiro significado de viver em oração. Não se tratava apenas de conduzir mais um grupo de jovens ou de organizar mais um dia de Oratório de Verão. Era sobre aproveitar cada dia como uma nova chance de pertencer e de compartilhar um carisma com as crianças e os jovens, desde as formas mais simples até as mais elaboradas.
Por fim, fomos muito felizes nessa semana e mais uma vez, deixamos o nosso agradecimento ao Padre Caio e aos religiosos pelo cuidado que tiveram conosco, à EJP pelo acolhimento e aos jovens pelas alegrias que Deus nos permitiu viver junto com vocês.
Maria Eduarda e Sofia (jovens da comunidade de Ribeirão Preto – SP)
Os Educadores Gustavo e Miguel foram acomodados em nossa casa de formação Santa Madalena de Canossa, a qual, já de imediato, se transparece confortável e acolhedora, além de despertar uma outra visão mais aberta para a vida religiosa canossiana, como pontua nosso jovem Miguel.
As atividades no oratório de Ribeirão Preto aconteceram todos os dias da semana, sendo no período da tarde a recreação para as crianças de toda a paróquia com esportes diversos, brincadeiras dirigidas, orações e um bom lanche para fechar o dia; todos os momentos os nossos intercambistas se fizeram presentes: recebendo, brincando, ensinando e cuidando das nossas crianças. Já para os adolescentes e jovens, foi destinado o período da noite e nestes aconteceram momentos esportivos e dinâmicos, mas também de reflexão e oração, sendo alguns, inclusive, conduzidos por Gustavo e Miguel, que levaram um pouco da essência “novaodessense canossiana” para a juventude.
Se pudessem resumir a experiência deste intercâmbio, ambos concordam sobre o abrir dos olhos para uma nova vivência de juventude canossiana. Para Miguel “estar como jovem e ter a pequena experienciação de um educador canossiano em uma realidade diferente da costumeira foi o que preencheu este intercâmbio, sem dúvidas me fez repensar como anda a minha missão como jovem e ainda que identidade canossiana eu transmito ao outro.”
Nosso educador Gustavo, que vivenciou seu segundo intercâmbio de oratório, pontua que “foi uma experiência muito individual para mim, tanto na primeira quanto na segunda oportunidade tive a graça de sentir o amor puro do doar-se de coração, e doação essa muitas vezes de apenas palavras e carinho, transmitindo a missão de Madalena deixada a nós”.
Sofia, Miguel Maria Eduarda e Gustavo
Educadores Canossianos