Nos dias 23, 24 e 25 do mês de junho aconteceu na Casa de Formação Santa Madalena de Canossa, na cidade de Ribeirão Preto – SP, um final de semana diferente do habitual. Três jovens estiveram na casa, com a finalidade de participar de alguns dias de convivência com os formandos e religiosos que compõem a comunidade religiosa e formativa na cidade.
Os participantes do fim de semana de convivência foram dois jovens da cidade de Ribeirão Preto (Ricardo e Gabriel) e um jovem da cidade de São Simão (Rafael). Eles participaram de atividades comuns da comunidade como: pastoral, apostolado, convivência, recreação e espiritualidade. Os jovens puderam, mais do que ver e conhecer, vivenciar o espírito canossiano nas atividades corriqueiras da Casa de formação e de algumas atividades paroquiais.
Toda a comunidade esteve empenhada para que eles pudessem fazer o seu vinde e vede e assim, escutar e, no seu tempo, responder ao chamado de Deus que clama sem cessar. Na sexta-feira, todos participaram da missa solene do Sagrado Coração de Jesus (onde os religiosos renovaram a consagração da comunidade ao Sagrado Coração). No sábado, as atividades foram diversas. No período da manhã, auxiliaram nas atividades beneficentes em prol da missão evangelizadora no Maranhão; no período da tarde participaram de uma formação/conversa com o reitor e formador da casa (Pe. Octavio Fdcc) e um café da tarde colonial, preparado pelo SAV (Serviço de Animação Vocacional). Todas estas atividades foram acompanhadas de momentos de espiritualidade e da Santa Missa. No período noturno, a comunidade realizou o famoso “recreio” – momento de confraternização e entretenimento. Este momento, sem dúvida alguma, enriquecido com muitas risadas e alegria. No domingo, todos participaram da Santa Missa, de uma conversa vocacional (com o Ir. Caio Fdcc) e um momento de espiritualidade, que exortava a todos a escutar o que Deus pede a cada um e, através dos dons pessoais, responder ao chamado divino. Para encerar o fim de semana de convivência, todos confraternizaram e encerraram as atividades em uma chácara celebrando o nascimento da vida em Cristo de uma criança, cuja família é amiga de toda a comunidade.
Mais do que escutar sobre Santa Madalena de Canossa e do Carisma Canossiano, estes jovens puderam ver e viver (mesmo que por um fim de semana) um pouco do que os religiosos Canossianos são chamados a exercer como apostolado. Sem dúvida alguma, os momentos mais marcantes do fim de semana foram os de espiritualidade e convivência/entretenimento.
Com toda fé e esperança em Deus peçamos para que cada um dos jovens (Ricardo, Gabriel e Rafael) possam ser cada vez mais fiéis ao chamado que Deus os faz. Rezemos por suas vocações; que a alegria canossiana possa contagiar o coração destes jovens e que Maria, a mãe das vocações, interceda a Deus por todos.
Ir. Caio Fdcc