Conclusão do Ano Jubilar Canossiano no Brasil
250º anos do Nascimento de Santa Madalena de Canossa
Nos dias 28 e 29 de setembro na cidade de Araras-SP, ocorreu o encerramento do jubileu de 250 anos do nascimento de Santa Madalena de Canossa. Um momento de festa para toda família carismática Canossiana.
O encontro contou com a presença dos três ramos da família das diversas localidades do Brasil. Nesse primeiro momento, o encontro teve início na tarde de sábado, no convento das Irmãs Canossianas, a Irmã Aparecida Marques ofereceu uma formação detalhada sobre a vida de Santa Madalena e a riqueza do carisma canossiano. Foi um encontro marcado pelo estudo das virtudes desta grande santa, cujo legado é um convite ao serviço com humildade e ardor missionário. Logo em seguida, Pe. Paulo Martins, formador dos aspirantes e postulantes, conduziu uma palestra de grande profundidade espiritual, focando especialmente no carisma canossiano, levando todos a um verdadeiro mergulho no espírito da fundadora. Com um discurso cativante e uma profunda paixão espiritual, Pe. Paulo apresentou o carisma como uma resposta concreta de amor ao próximo e à Igreja, destacando o exemplo de Santa Madalena como guia e inspiração para todos os que seguem sua espiritualidade.
O nosso encontro foi encerrado com uma belíssima homenagem preparada pela comunidade de Ribeirão Preto, que, junto aos jovens, guiou os participantes em uma oração meditativa revisitando os “7 Passos” que marcaram a trajetória de Santa Madalena.
No domingo, a celebração se estendeu com a Santa Missa solene no ginásio, presidida por diversos padres canossianos e diocesano, destacamos a presença do Pe. Alexandre (pároco da paróquia Senhor Bom Jesus). A celebração eucarística foi um momento de unidade e renovação, um verdadeiro louvor a Deus pela vida e obra de Madalena, que inspira tantos a viverem o amor de Cristo na caridade concreta. Ao meio-dia, a comunidade de Piabetá - RJ conduziu a oração de encerramento, repleta de fervor e devoção, finalizando oficialmente o encontro com um delicioso almoço, repleto de fraternidade.
Durante o encontro aconteceram momentos de fraternidade que buscaram ser fiel ao tema do jubileu "acende a vida", isto é, buscando acender ou melhor reacender a chama do Carisma que está em cada um de nós.
Que Santa Madalena de Canossa interceda por nós e que possamos mesmo com o final do jubileu reacender em nós a chama do Carisma!
Eis alguns testemunhos....
Rafaela Silva - Araras “Foi revigorante, veio acender em nossos corações o fogo do carisma… não apenas acendendo memórias dos 250 anos, mas acendendo vidas para anunciar essa memória ativa! ”
Dulce – Nova Odessa – “No Encontro eu senti a presença de Madalena... O que resume pra mim é a frase... Madalena ainda está viva sua vida não morre jamais... Cada Irmão, Irmã, Padre... cada leigo (a). É Madalena viva entre nós...”
Silvia – Ribeirão Preto - “Um dia cheio de bençãos e alegrias! Uma oportunidade de encontros e reencontros com leigos, irmãs e religiosos! Vida de Santa Madalena partilhada com simplicidade para ser vivida por nós!!!!”
Reginaldo _ Nova Odessa – “O Amor contemplado em Jesus Cristo Crucificado leva Madalena a compreender de modo singular o duplo mandamento do Amor. AMAR A DEUS E AO PRÓXIMO. E seguindo o modelo fez de sua vida uma partilha que chega até nós, após 250 anos. Acende a vida.”
Marcos – Ribeirão Preto – “Poder celebrar o Jubileu de nascimento de 250 anos do nascimento de Santa Madalena de Canossa em Família com os ramos das Filhas, dos Filhos e dos Leigos é vivenciar o projeto traçado por Deus e confirmar que a obra era verdadeiramente sua. “ Deus cuidou, cuida e cuidará do carisma canossiano que se perpetua todo esse tempo como sinal de amor ao mundo. ”
Ir. Maria Aparecida (Cidinha) – Araras – “ Celebrar este acontecimento dos 250 é fazer memória da novidade que o espírito fez nascer em Madalena e que hoje procura fazer renascer em nossa vida e na nossa missão.
Maria Vitória – Piabetá: “O encontro do jubileu de 250 anos do nascimento de Madalena, foi tocante de mais, gostei muito de estar perto de uma parte da alma de Madalena, que são os Filhos e Filhas da caridade, sentir o Carisma Canossiano é sempre uma dádiva divina, um toque na alma que todos deveriam experimentar, e ao ver o relicário de Madalena, meu coração saltou para fora do peito, espero poder estar perto de Madalena novamente, foi maravilhoso”
Aspirante Pyettro - Ribeirão Preto – “O encontro foi renovador... Para mim, pois ainda precisava renovar essa chama ardente à vida canossiana dentro de mim”
Postulante Reginaldo – Ribeirão Preto – “Gratidão a Deus, pelo dom doação a Madalena de Canossa, se transformados em frutos” Ir. Marli – Campinas – “Aquela tocha que ardeu durante a celebração eucarística comemorativa dos 250 anos do nascimento de nossa Fundadora foi e oxalá seja sempre sinal do que unidos podemos ser revelando a presença do Amor de Cristo Crucificado e Ressuscitado acendendo a vida em nosso mundo sombrio, triste e carente de Amor. ”
Ir. Selma – Campinas – “O encerramento dos 250 do nascimento de Santa Madalena de Canossa foi um momento muito especial para Nossa Família Canossiana reunida do Norte ao Sul do nosso país em nosso Ginásio do Belvedere e no Salão da nossa Escola. Momentos fortes da graça do Senhor nos dias 28 e 29 de setembro. ”
Vitor – Sertãozinho – “Ser canossiano e comungar desse carisma é amar o Cristo Crucificado, honrar e tomar por exemplo Maria aos pés da Cruz, sempre fazendo o mesmo Crucificado conhecido e amado, para todos. “
Pe. Fernando – Araras – “A espiritualidade inspirada no Carisma de Madalena de Canossa nos leva a amar Deus e os irmãos com o próprio coração de Jesus”
Ir. Lenilda – Piabetá – “Encontrei com a vivacidade e vitalidade do Carisma Canossiano ao celebrar os 250 anos de Santa Madalena de Canossa."
Cleiton – Joinville – Santa Catarina – “O encerramento do ano Jubilar dos 250 anos de Santa Madalena de Canossa foi um momento rico de oração, formação sobre o Carisma e confraternização entre os leigos e religiosos. Acendei a vida e fazei Jesus Conhecido e Amado. ”
Aspirante Luiz Carlos – “ Foi um final de semana memorável e cheio de graça, onde a chama do carisma canossiano reacendeu nos corações, mostrando que a herança espiritual deixada por Santa Madalena continua viva e fecunda, ecoando em todos os cantos do Brasil e do mundo. Que o exemplo de Santa Madalena nos inspire a ser testemunhas de esperança e caridade! ”