
No Espírito do Jubileu da Esperança, durante os dias 30 de outubro a 2 de novembro de 2025, religiosos Irmãos de diversos institutos se reuniram no Centro de Espiritualidade Cristo Rei (CECREI) em São Leopoldo - RS para participar do VII Seminário Nacional dos Religiosos Irmãos, promovido pela Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB). O encontro teve como objetivo favorecer a partilha fraterna, o aprofundamento vocacional e a reflexão sobre a presença e a missão do Irmão na Igreja e na sociedade contemporânea.
Houve momentos de oração, palestras, oficinas e celebrações, e o seminário proporcionou um espaço de escuta e comunhão entre consagrados que vivem sua vocação como Irmãos. Também houve oficinas temáticas que foram conduzidas pelos próprios religiosos, partilhando suas experiências cotidianas na vida, na missão, e também na roda de conversa, onde cada um pôde ampliar seus horizontes sobre a figura do Irmão na sua vida eclesial e social.

O clima de fraternidade, simplicidade e esperança foi o que marcou cada momento, e com isso nós reafirmamos a beleza da vocação do Irmão como sinal de comunhão, profecia e presença junto ao povo de Deus e no cuidado com a Terra, como Irmãos Universais.
Ir. Edgar e ir. Cícero
MENSAGEM FINAL DO VII SEMINÁRIO DE RELIGIOSOS IRMÃOS
São Leopoldo/RS – CECREI – De 30/10 a 02/11/2025
Dos dias 30 de outubro a 2 de novembro de 2025, um grupo composto por 79 Irmãos, pertencentes a 35 Congregações Religiosas, animados pela CRB Nacional, vieram das várias regiões do Brasil, se reuniram no Centro de Espiritualidade Cristo Rei (CECREI), em São Leopoldo/RS, para celebrarem o VII Seminário Nacional de Religiosos Irmãos.
Com o tema “Irmãos, Peregrinos de Esperança, Profetas da Fraternidade” e iluminados pela palavra “Se eles se calarem, as pedras falarão” (Lc 19,40), fomos conduzidos a redescobrir a beleza e a atualidade da vocação do Irmão na Igreja e no mundo de hoje. Nos diversos momentos de oração, reflexão e convivência, reafirmamos o desejo de ser presença simples e transformadora no coração da humanidade, cuidadora da mãe terra, e sinal vivo do amor de Deus que se faz próximo e fraterno.
O caminho percorrido neste Seminário nos ajudou a reconhecer que a vocação do Irmão é, antes de tudo, uma peregrinação interior e comunitária: somos chamados a romper estreitezas, superar medos e caminhar com coragem e fé. A partir das provocações, partilhas e oficinas, renovamos a consciência de que ser Irmão é colocar-nos a serviço do Reino com liberdade interior, generosidade e compromisso com as pessoas mais vulneráveis. Ser Irmão é viver a esperança em meio às travessias, acreditando que Deus continua a agir nas dobras da história e nas feridas da humanidade.
Neste tempo em que a Vida Consagrada é desafiada a testemunhar alegria, coerência e profecia, saímos deste Seminário animados pelo Espírito para continuar sendo sinais de fraternidade onde estivermos. Somos convidados a construir pontes, a escutar com o coração e a promover a comunhão entre os diversos carismas e vocações na Igreja. Como Irmãos, queremos continuar sendo presença da ternura, solidariedade e compaixão, especialmente neste momento em que nosso país passa por graves problemas de violência, cujo alvo são as pessoas mais vulneráveis. Queremos ser fermento de esperança e paz no meio do povo de Deus.
Confiamos à proteção de Maria, Mãe e Irmã, os frutos deste Seminário. Que ela nos acompanhe em nossas travessias e nos inspire a vivermos com autenticidade nossa consagração e nosso seguimento a Jesus Cristo, alimentando a esperança e profetizando a fraternidade. Retornamos às nossas comunidades, fortalecidos na fé e com o firme propósito de continuar anunciando, com nossa vida e nosso testemunho, que vale a pena ser Irmão, peregrinos de esperança e profetas da fraternidade em nosso tempo.
São Leopoldo/RS, 02 de novembro de 2025.