(19) 3541-3885
seminario.araras@canossianos.org.br

Os sacerdotes Canossianos chegaram à Tanzânia e ao continente africano em geral no ano de 2005, isto é, em Dar es Salaam, um estado da Tanzânia, na casa das Irmãs Canossianas. Três padres vieram para este início: Padre Andrea Berno, Padre Thomas Ngassa e Padre Yosef Moeyensaku. Posteriormente, chegaram à Arquidiocese de Mwanza, no final do mesmo ano e abriram a paróquia de Santa Josefina Bakhita, Igoma. A inauguração desta paróquia ocorreu no dia 25 de novembro na celebração de Cristo Rei.

No dia 15 de fevereiro de 2006 foi-se aberta a casa de formação em Nairóbi no Quênia para os estudos filosóficos dos seminaristas.

Em 11 de fevereiro de 2014, a congregação estabeleceu uma casa de Noviciado em Igogwe, Igoma, Tanzânia. 4 noviços iniciaram a formação do noviciado. Padre Andrea Berno era o mestre destes Noviços. Entre eles, Pe. Erick Nyenze Paluku, FdCC que fez seus primeiros votos na paróquia de Santa Josefina Bakhita, Igoma, Diocese de Mwanza.

Os sacerdotes Canossianos alguns anos depois receberam uma primeira missão no Quênia na então Capela Santa Mônica da diocese de Ng'ong. Eles continuam a realizar seu apostolado lá até hoje, porém atualmente tal capela já é uma paróquia e Padre Angelo Betelli é o primeiro pároco desta paróquia desde seu início.

Neste ano, tivemos a alegria de ter os primeiros padres africanos em nossa congregação que realizaram sua formação no continente africano, são eles: Padre Bienvenu Kasereka e Padre Eric Nyenze (04/05/2023) e Padre Bernard Monde (07/07/2023).

Atualmente na Tanzânia, temos três padres Canossianos: Pe. Stefano, Pe. Ramil e Padre Eric. No Quênia, por outro lado, temos quatro padres: Pe. Angelo, Pe. Piero Valente, Pe. Sindani e Pe. Bernard.

Enfim, no continente africano devido as suas necessidades, os canossianos buscam trabalhar a instrução religiosa, a educação civil juntamente com o pilar da caridade.

Continuemos a rezar para que estes sacerdotes e os irmãos desta nossa congregação continuem a fazer crescer e desenvolver a missão no continente africano, cumprindo bem o seu propósito, pois era o sonho da fundadora da congregação, Santa Madalena de Canossa e de Santa Bakhita vir ao solo africano e difundir o Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo.

 

Texto por Pe. Erick Nyenze Paluku, FdCC