(19) 3541-3885
seminario.araras@canossianos.org.br

60 ANOS DA CONGREGAÇÃO DOS FILHOS DA CARIDADE CANOSSIANOS NO BRASIL

Na trajetória da Congregação dos Filhos da Caridade Canossianos, o barco se estabeleceu como um símbolo profundamente significativo de sua missão e identidade. Mais do que um simples meio de transporte, ele representa a coragem, a fé e o compromisso dos religiosos canossianos em levar o amor de Cristo aos mais necessitados em qualquer parte do mundo.

Esse impulso missionário se intensificou especialmente após o pedido feito pelo Concílio Vaticano II, na pessoa de São Paulo VI, onde a missão ad gentes ganhou força e meios para ser desenvolvida. Desde a primeira missão, que culminou na chegada dos quatro primeiros religiosos canossianos ao Brasil em 1966, o barco passou a simbolizar as travessias cheias de desafios, as distâncias superadas (como os 13 longos dias que os religiosos estiveram no mar a caminho Brasil) e o espírito de servir a partir da caridade incansável.

Essa caridade é a mesma ensinada por Santa Madalena de Canossa ao contemplar o Crucificado e, ao lado dele, sua Mãe Dolorosa, constituída Mãe da Caridade ao pé da cruz.

Em tempos em que viajar era arriscado e difícil, o barco se tornou uma imagem viva da perseverança e da confiança na Providência, expressando o caráter universal da missão canossiana. Desde sua fundação na Itália, a congregação se expandiu para diversos países, incluindo Brasil, Filipinas, Índia, Tanzânia, Quênia e Timor Leste, sempre com o mesmo propósito: servir com amor, especialmente os mais pobres e necessitados, a fim de que, pela caridade, possam "tirar da cruz" todos os "crucificados do tempo presente", alcançando assim todos os “calvários da humanidade” que sofre pela desigualdade social, pelo preconceito, pelo desprezo e pela violência, e lutando pela vida plena com a dignidade que nos é dada por Deus. 

Cada nova missão iniciada é vista como um barco que chega, trazendo esperança, educação, cuidado e transformação. Por isso, o barco representa, institucionalmente, a essência do carisma canossiano: presença missionária, abertura ao mundo, espírito de serviço e compromisso com os mais vulneráveis. O barco simboliza, ainda, a ligação entre o passado, o presente e o futuro; sua proa levantada e a vela marcada com o sinal da cruz e "cheia" do vento do Espírito Santo indicam que a congregação não está parada, mas navega rumo ao futuro. Além disso, a bandeira do Brasil tremulando, além de sua beleza e simbologia, afirma que a missão se desenvolve em um contexto social, cultural, eclesial e econômico dinâmico. As cores da pátria, reforça a mensagem de estabilidade, responsabilidade e confiança transmitida pela congregação em sua atuação em terras brasileiras.

Equipe de Articulação