(19) 3541-3885
seminario.araras@canossianos.org.br

"Um consagrado para amar... pra se doar!"

Cada um de nós é chamado em certa etapa da vida para respondermos ao chamado de Deus. Alguns são chamados ao matrimônio, outros à vida consagrada, outros ainda como sacerdotes e outros como celibatários.

Depois de um bom tempo de vivência e oração, posso afirmar que o Senhor me chama à vida consagrada, para assim me tornar um dia um padre religioso, tendo os votos de pobreza, obediência e castidade, segundo o carisma da Congregação dos Filhos da Caridade Canossianos.
Desde muito pequeno, minha família tinha o hábito de me levar junto deles para as missas, isso na Paróquia Matriz Nossa Senhora das Dores, nossa matriz centenária. Como gostava daquelas tardes de sábado, onde íamos para missa!
Depois de alguns anos, chegaram em nossa cidade, mais dois padres, assumindo assim os trabalhos pastorais de nossa paróquia. Daí começamos a ir nas missas na Paróquia Sagrado Coração de Jesus. Passando mais algum curto tempo, tivemos o privilégio de termos missas no Centro Comunitário, perto de minha casa, com esses padres. Daí começou a caminhar oficialmente nossos serviços da comunidade, hoje, Comunidade São José.
Ao longo dos anos nossa comunidade foi crescendo, e eu e o chamado de Deus para mim também, lado a lado crescemos e fomos criados. Digo sobre minha vida dentro da paróquia, pois foi assim que discerni o chamado de Deus em minha vida.
Como já expresso em minhas palavras, desde pequeno afirmo que um queria ser padre. Porém esse ardor foi se esfriando no auge da minha adolescência, onde afirmava que queria me casar e constituir uma família. Contudo, Deus sempre tem um plano para cada um. Depois de um tempo, estando engajado na comunidade, esse ardor novamente apareceu. Desde então comecei a procurar meios de sustentá-lo e discernir. Desde o começo, não queria ser diocesano, mas sim um religioso consagrado.
No ano de 2014, tive a graça, por meio da coordenado paroquial do SAV (Serviço de Animação Vocacional), de conhecer os padres e irmãos canossianos. Já no início de 2015, participei da Semana Vocacional, onde pude conhecê-los mais de perto. Foi amor à primeira vista! Ao longo do ano foram vários encontros e convivências que confirmaram aquilo que já tinha certeza. Quero ser, por Deus, um consagrado. Um consagrado para amar e servir aqueles que necessitam de auxílio, ter misericórdia daqueles que sofrem sozinhos, tendo sempre em minha vida a alegria de ser um consagrado. Deus os abençoe!

 

*João Victor é um jovem, natural da cidade de Serrana, no interior de São Paulo. No dia 01 de fevereiro de 2016 ingressou na Casa de Formação dos Filhos da Caridade Canossianos, na cidade de Araras, após um período de acompanhamento vocacional. Que Deus o ilumine nesse ano de graça e que, por intercessão de Santa Madalena de Canossa, possa aprofundar no discernimento da vontade de Deus em sua vida. Rezemos por ele, por sua caminhada conosco. Rezemos pelas vocações!