(19) 3541-3885
seminario.araras@canossianos.org.br

 "Nosotros somos misioneros canosianos"...

  No ano em que a Congregação dos Filhos  da  Caridade Canossianos celebra seu  jubileu  aqui no Brasil, religiosos irmãos e  padres,  jovens educadores de nossos  Oratórios e  vocacinados canossianos  fizeram uma bela  experiência missionária na  Argentina e no  Paraguai. Todas as cidades  onde estão os  canossianos mandaram uma  representação  para este momento  simbolicamente especial  para todos, pois  nesse ano especial, dos 50  anos de  presença canossiana no Brasil, nós  celebramos esse acontecimento também    saindo em missão.

 Após a missa de envio, na capela da Casa  de Formação Nossa Senhora de Lourdes, na  cidade de Araras e de uma longa viagem, as atividades começaram na cidade de Posadas, na Argentina. Ali, durante dois dias, aconteceu, contemporaneamente, um encontro vocacional com adolescentes e jovens provenientes da Argentina e do Paraguai e um momento formativo para os missionários. Para muitas pessoas daquela cidade foi a primeira vez que puderam entrar em contato com os religiosos canossianos. Uma novidade e uma ótima oportunidade para a troca de experiências e enriquecimento mútuo, especialmente para os jovens vocacionados que participaram do encontro vocacional.

A segunda etapa dessa bela experiência se desenrolou na cidade de Encarnción, no Paraguai. Uma realidade bem diferente, embora apenas um rio separe as duas cidades e países. Nessa cidade, tivemos a oportunidade de conhecer e de viver um verbo que na nossa língua não é usual: “misionar”, ou seja, ir em missão, fazer missão. Fazer missão não com aquela pretensão de levar, ensinar, impôr algo, mas mais no sentido de compartilhar o nosso modo de ser e viver como canossianos. E ser e viver canossianos, na alegria. Ao longo da semana fomos acordados com uma música de uma irmã canossiana da Argentina que falava dessa alegria canossiana que deve contagiar a todos. E foi transbordando o nosso modo alegre de ser canossianos que pudemos realizar a nossa missão.

E isso o fizemos na simplicidade da convivência diária, nos momentos de visitas às famílias da localidade, nos nossos momentos de oração e de partilha, nos encontros diversos com as pessoas da cidade e ao fazer Oratório com as crianças. Foi uma semana intensa, no qual, talvez sem perceber, pudemos viver o lema que tanto inflamou o coração de Madalena: “Contemple e faça”. Contemplamos o Cristo crucificado na capela, mas também o vimos e o servimos, ainda sofredor, no rosto de crianças, jovens e adultos, que vivem numa realidade de muita pobreza extrema; em alguns casos morando, literalmente, debaixo da ponte.

Ao visitarmos as famílias de alguns bairros de Encarnación, durante a semana inteira, repetimos quase que automaticamente, no nosso pobre espanhol, misturado com português, que “Nosotros somos misioneros canosianos...” Que possamos ser realmente missionários canossianos, nas diversas realidades em que nos encontrarmos, engajando-nos sempre mais na Paróquia, nas comunidades, nos Oratórios, onde for necessário misionar canossianamente.

Certamente essas duas belíssimas experiências não seriam possíveis sem o apoio incondicional das Irmãs canossianas da Argentina e do Paraguai. Somos realmente gratos por elas terem aberto as portas de suas casas e de seus corações para acolher o nosso grupo e nos dar o apoio necessário para nos sentirmos em casa e realizar, com serenidade, a nossa missão. Gracias, muchas gracias hermanitas.

Enfim, essa experência, com certeza, marcou em profundidade todos aqueles que dela fizeram parte. A missão continua. Eis a nossa convicção. Que o ardor missionário que inflamou Madalena, ao ponto de ela desejar se fazer pó para anaunciar o amor de Deus aos mais necessitados e marginalizados inflame cada vez mais o nosso coração.