(19) 3541-3885
seminario.araras@canossianos.org.br

Fundadora da Família Canossiana

Madalena Gabriela de Canossa nasceu no dia 1º de Março de 1774, na cidade de Verona (Itália), da nobre família dos marqueses Canossa. Tendo ficado órfã muito cedo, amadureceu na dor e no sofrimento físico e moral. Sensibilíssima à experiência espiritual, procurou com fervor sua vocação pela oração e pela prática das virtudes evangélicas. Diante da carestia gerada pela guerra, no constexto da Revolução Francesa, e das inevitáveis consequências eclesiais, poçíticas e sociais, Madalena não se resignou, nem apenas lamentou inerte tais problemáticas, mas movida por um Amor Maior colocou-se a serviço dos pobres, dos doentes e dos menores abandonados.

Progredindo no caminho do Espírito, descobriu no Cristo Crucificado o ponto central de sua espiritualidade e da sua missão. Sua  inspiração originária foi  “Contempla e faça segundo o Modelo”, vendo no Crucificado a expressão perfeita do “maior amor” ao Pai e aos irmãos. A atenção às exigências da pessoa e da Igreja lhe fez constatar com dor que Cristo “não é amado porque não é conhecido”. Modelada pelo amor que resplandece na Cruz, “espírito de caridade, de doçura, de mansidão e de humildade, espírito de zelo e de fortaleza, espírito amabilíssimo, generosíssimo e pacientíssimo”, e para concretizar de modo estável e contínuo seu ideal de evangelização e de promoção humana , fundou em 8 de maio de 1808, o Instituto das Filhas da Caridade, e em 23 de maio de 1831, o Instituto dos Filhos da Caridade, hoje mais conhecidos como Canossianos/as.

Madalena de Canossa morreu em Verona aos 10 de abril de 1835. Foi beatificada aos 7 de dezembro de 1941 pelo Papa Pio XII e proclamada Santa, pelo Papa João Paulo II, aos 2 de outubro de 1988. No dia 8 de maio celebra-se a festa.