(19) 3541-3885
seminario.araras@canossianos.org.br

Assembleia da Delegação Nossa Senhora Aparecida

 

Iniciamos nossa Assembleia no dia 03, com a chegada dos irmãos e jantar de confraternização.

A abertura oficial aconteceu com a Santa Missa, na manhã do dia 04, presidida pelo nosso Superior Geral padre Carlo Bittante.

Após o café da manhã, tivemos o primeiro estudo, apresentado pelo padre Alcindo, sobre o recém-terminado Sínodo da Juventude.

 

Fizemos a partilha do tema em tres grupos 1, 2 e 3

  

Na sequência, padre Jenalro e a Assistente Social Gabriela, do Centro Social Irmão Tarcísio, falaram sobre o terceiro setor. Terminamos os trabalhos do dia com as questões sobre a Contabilidade da Delegação e das comunidades, e vista das adaptações necessárias para o E-SOCIAL. 

 Após as vésperas, rezadas no jardim da Casa Emaús, jantamos e tivemos conversa do Padre Geral com os responsáveis pela Formação Inicial.

 

No dia 05, iniciamos nossas atividades com a Santa Missa presidida pela Padre Geral, , depois tivemos nosso café e em seguida o Padre Alcindo representando os religiosos párocos, transmitiu a mensagem que o jovem Lucas (participou do Sinodos da Juventude) enviou para nossa assembleia. Dando continuidade as nossas atividades o Padre Alcindo compartilhou sua participação no I - Encontro Nacional dos Presbíteros Religiosos promovido pela Conferência dos Religiosos do Brasil e neste ocasião nos levou a refletirmos a carta do Papa Francisco voltado para os bispos novos, em seguida, compatilhamos as inquietudes que a carta nos provocou. 

Foi a partir desta provocação que ele apresentou que esses questionamentos já foram levantado no ano de 2006 e se vem trabalhando para se chegar em alguns pontos que nos levar a pensar o que é uma paróquia com um carisma canossiano.

 No segundo momento da parte da manhã o Padre Jenalro com a Equipe do Centro Social Gabriela e Rafaela apresentou os caminhos e os resultado de todo o ano de 2018 principalmente o caminho burocatrico que a Assossiação dos Oratórios Cassianos do Brasil percorreu e apresentou os proximos passos para o ano de 2019. 

 

No Período da tarde continuamos com os trabalhos, desta vez foi a Equipe dos Oratórios na pessoa do Padre Tiago, que demostrou todo o percuso que durante este ano o Oratório. Houve uma necessidade de avaliar a caminhada e com isto, chegou-se a conclução que deveriamos ESCUTAR os volntários, os jovens e todos aqueles que acredita nesta obra chamada Oratório Canossiano. Ele fez uma restropectiva do pensar até se chegar ao Plano de Ação para o ano de 2019 a 2022

 

Encerramos nossas atividades com a vésperas.